Na noite desta sexta-feira, (18), foi realizado o evento de lançamento do livro "Escola Técnica Estadual Petrônio Portela (PREMEN): Memórias (1983 a 1996)” de autoria da professora Luzia Macedo.
O evento marcou a comemoração do aniversário de 40 anos do PREMEN na cidade de Picos.
De acordo com a professora Luzia, a iniciativa do livro surgiu do interesse coletivo em narrar a importância do PREMEN para a história e para a educação de Picos:
"Como professora do PREMEN, me senti motivada a construir um projeto que reconhecesse a importância desta escola técnica e profissional em Picos. Então, sugeri a diretora, Karla Oliveira, e ao historiador, Higo Menezes, desenvolvermos este projeto para enaltecer as riquezas e as conquistas obtidas através desta instituição educacional nestes 40 anos de existência. E, a partir daí, conversamos com mais de 20 pessoas que nos compartilharam suas experiências, vivências, memórias e arquivos... E todo esse conjunto de compartilhamentos de informações resultou nesta obra que está sendo lançada hoje. O fato é que o O PREMEN foi importantíssimo para a formação dos grandes profissionais das mais diversas áreas de Picos, pois todos foram alunos em algum curso profissionalizante!", disse.
Ela destaca que o livro estará disponível gratuitamente nas bibliotecas universitárias, escolares e através de seu instagram:
"Os livros serão doados para a UFPI, UESPI E IFPI de Picos e disponibilizados nas bibliotecas destas instituições e também das escolas públicas. E quem tiver interesse em possuir o livro, pode entrar em contato comigo através do meu instagram @luziarmacedo", informa.
Luzia reforça, também, que o evento de aniversário de 40 anos do PREMEN na cidade de Picos é:
"A concretização de um sonho que se realizou, onde recebi apoio de diversas pessoas como ex-diretores, ex-professores e ex-funcionários que ajudaram a construir a história do PREMEN. Eu também tive o apoio dos professores Samairkon e Eneide que foram fundamentais para esse processo. E continuaremos trabalhando durante todo o ano para que todos os alunos conheçam nossa história, de modo que se sintam mais próximos e conectados. Pois, precisamos conhecer o passado para compreender o presente e projetar o nosso futuro", conclui.
A Diretora do PREMEN, Karla Oliveira, anunciou que, em breve, também haverá a inauguração da galeria de todos os Diretores e Diretoras da instituição que: "é uma legítima homenagem às pessoas que tanto contribuiram com a Educação deste município e que administraram tão bem essa instituição para que fosse reconhecida como referência de ensino".
Segundo Karla, atualmente são 886 alunos e alunas matriculados regularmente no PREMEN distribuídos nos cursos de: Gestão de Negócios; Recursos Humanos; Serviços Juridicos; Enfermagem; Análises Clínicas; Farmácia; Agente Comunitário de Saúde; Rede de Computadores e Informática.
Assista a reportagem da TV Cidade Verde de Picos: