Matéria / Cidades

Secretaria de Saúde de Picos realiza blitz educativa alusiva ao Dia Mundial de Controle da Tuberculose

O dia 24 de março é lembrado como o dia mundial de controle e combate à patologia

24/03/2023 | Redação
Profissionais da Saúde se unem em campanha de conscientização acerca da tuberculose / (Fotos: Roberto Oliveira)

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, em conjunto com o Posto de Assistência Médica (PAM), realizaram na manhã desta sexta-feira, 24, uma blitz educativa com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o controle da tuberculose.

 

Segundo avalia Gilberto Valentim, coordenador do PAM, a propagação das diretrizes de controle e combate à doença junto ao público é fundamental para a prevenção, e, consequentemente, o seu controle.

“Esse é o objetivo. Estamos iniciando com o dia mundial e vamos intensificar durante os próximos meses seguintes, com campanhas específicas para diagnósticos nas Unidade Básicas de Saúde, onde temos o número maior de casos”, comenta o gestor.

 

O dia 24 de março é lembrado como o dia mundial de controle e combate à patologia. Março é o mês de referência de ações relacionadas à doença.

 

Gilberto Valentim comenta ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, mantém uma rede de atenção básica voltada para o tratamento básico no diz respeito à tuberculose.

“É importante dizer que temos atendimento médico especifico no PAM para tuberculose, administração da prova tubercolínica, encaminhamento de exames e a medicação. Temos todo um fluxo estabelecido que funciona normalmente. O que estamos fazendo hoje, é dar visibilidade ao dia mundial da tuberculose”, enumera.

 

A blitz educativa em alusão ao Dia Mundial de Controle da Tuberculose, ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da Igrejinha Coração de Jesus.

 

TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882.

 

PREVENÇÃO

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

 

TRATAMENTO

Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Facebook