A Prefeitura de Picos, por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde, realizou na manhã deste sábado (25), a 17ª Plenária Municipal de Saúde.
Este ano, a Plenária teve como tema “Amanhã vai ser outro dia”, que tem como objetivo discutir e elaborar políticas públicas afim de melhorar o Sistema Único de Saúde – SUS.
O evento contou com palestras, rodas de discussões e com o processo de eleger os delegados que irão representar o município na etapa estadual.
O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, explicou acerca do objetivo da Plenária.
“É o momento que os municípios, posteriormente o Estado e a União, vão estar elaborando propostas que subsidiarão as políticas de saúde dos entes federativos. No caso dos Estados e da União para os próximos quatro anos, e os municípios, como uma forma de revisar sua programação de saúde que foi proposta no ano de 2021, e que será recomposta daqui a dois anos, quando será realizada a Conferência Municipal de Saúde. É importante que a população participe e ajude a construir as propostas que subsidiarão esses pontos”, explicou o presidente.
Presente à ocasião, a Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, destacou a importância do tema da Plenária.
“Nós estamos hoje realizando a etapa municipal, depois vem a etapa estadual para chegar a nacional, é um evento importante para que seja discutido novas propostas, novas políticas públicas de saúde para que a gente possa vir a melhorar cada dia mais esse serviço que é tão importante, que é o SUS. Eu acho que tudo na vida tem o que melhorar, e com esse tema que amanhã será um novo dia, ele diz que nós temos que trabalhar para que amanhã seja um dia melhor do que anterior, que possamos ofertar mais serviços para a população e melhorar os que já temos”, destacou Tatiane Gil.
O evento contou com a participação dos colaboradores da saúde do município, bem como de estudantes e da sociedade em geral.