Matéria / Educacao

Secretaria de Educação promove palestra nas escolas sobre cultura de paz

Na tarde da última quarta-feira (26), a ação contemplou seis escolas municipais

27/04/2023 | Redação
As escolas foram: Padre Madeira; Justino Luz; Tia Celeste; Francisco Barbosa e Elpídio Nunes / (Fotos: Jackelany Vasconcelos)

 

Diante a situação de riscos nas escolas, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Educação, está realizando nas instituições palestras com a temática “Cultura de Paz: uma questão para pensar juntos”.

Na tarde da última quarta-feira (26), a equipe da SEME, deu início as palestras nas escolas: Padre Madeira; Justino Luz; Tia Celeste; Francisco Barbosa e Elpídio Nunes.

 

A ação tem como objetivo tornar a escola um ambiente solidário, colaborativo, acolhedor e seguro, além disso, busca promover a participação ativa da família na vida escolar dos estudantes, bem como, fortalecer a rede de proteção social no entorno da comunidade escolar.

 

A Coordenadora Geral da Educação, Liliane Moreira explicou sobre o projeto.

“Tivemos em seis escolas com nosso projeto cultura de paz, onde viemos ter um bate-papo com os familiares para escutarmos o que está acontecendo em casa, para assim orientarmos o que seja melhor, para que nossos alunos tenham mais segurança nas escolas. Nós da Secretaria, pretendemos levar esse projeto para as 52 escolas municipais”, explicou.

 

A Professora da Rede Municipal, Suzy Santos, relatou a importância da palestra, uma vez que traz esse debate para com os pais e responsáveis.

“A violência acontece não só na parte física, ela acontece desde um olhar agressivo que uma criança venha a ter com outra e muito dessa agressividade vem de casa quando o aluno presencia cenas desse tipo dos pais com os próprios pais, ou até mesmo com os filhos. Quando a escola vem com essa proposta de discutir essa cultura de paz, a gente dá uma respirada, porque de certa forma, alerta aos pais para que eles comecem dentro de casa a trabalhar essa questão da violência com as crianças para que eles não venham levar isso para a sala de aula”, afirmou.

 

Para a mãe de uma aluna da Creche Dorotéia, Karla Lacerda, os pais devem estarem atentos aos comportamentos das crianças, principalmente nos ambientes digitais.

“Essa palestra ajuda muito, porque não é só na escola que elas aprendem o que é bom. Começa de casa, com os pais para não estarem discutindo na frente das crianças, é importante também destacar a questão da influência dos celulares, porque é o que afeta mais as crianças, esse mundo virtual, esses joguinhos virtuais são muito agressivos. Então, essa palestra nos ajuda a ensinar e proteger nossas crianças diante essas situações de risco”, pontuou.

 

As palestras vão contemplar as 52 escolas municipais pelos próximos dias.

Facebook