Aconteceu na manhã desta terça-feira (23), um evento em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência, as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social apoiaram a comemoração.
A capoterapia também colaborou com atividades físicas, como alongamentos e danças. Na ocasião, a piscina foi liberada para o banho.
Emanuelle Reis, coordenadora da pasta municipal do Direito das Pessoas com Deficiência, diz esse dia é importante, pois é um momento de reflexão e conscientização para que ocorra uma inclusão.
Além disso, a assistente social também disse que a data é muito importante para a cidade de Picos.
Maria de Fátima, professora da sala de recurso multifuncional que realiza atendimento educacional especializado, enfatiza a importância da educação na vida dessas pessoas:
“Busca-se viabilizar uma melhor educação para eles para que possam ter mais acessibilidade e convívio social, a interação, oportunidade e autonomia também são almejadas nessa trajetória”, comenta.
Umbelina de Moura, mãe de pessoas atendidas pela APAE, fala sobre o serviço prestado pela associação:
“Quando eles estão aqui, fico tranquila, posso resolver minhas coisas, porque aqui eles se sentem em casa. Umbelina frequenta a APAE desde de 1996 e revela ter muita confiança nos funcionários da associação.
De acordo com Janayne Marques, presidente da APAE, a associação é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos. A Prefeitura Municipal de Picos é uma contribuinte e uma parceira da APAE. Janayne diz que
"A comemoração é um momento festivo para os alunos e assistidos da APAE. A expectativa da presidente é que as pessoas com deficiências possam ser inseridas no mercado de trabalho e ter seus direitos efetivados".