A Câmara Municipal de Picos em sessão realizada nesta quinta-feira (25), votou vários projetos de lei, dentre eles, o que tratou sobre o veto total do Prefeito Municipal de Picos, ao projeto de lei nº 03/23 do Vereador Marcos Buriti, que dispõe sobre a isenção de taxas e emissão de alvarás de todos os permissionários estabelecidos nas praças: Justino Luz e Matias Olímpio e no mercado público central e do bairro Junco.
Pelo placar de 6 a 5, o veto do prefeito ao projeto de lei foi mantido.
O presidente da Câmara, Dr. Eriberto Barros (Progressistas), durante sua fala na tribuna, falou sobre os avanços do Poder Legislativo Picoense na sua gestão, pois a sua intenção e deixar a casa cada vez mais moderna, com um ambiente de trabalho mais acolhedor para que os demais parlamentares possam exercer suas funções com mais conforto.
Presidente da Câmara, Dr. Eriberto Barros (Progressistas) - Foto: Reprodução
Na sessão desta quinta-feira, as votações aconteceram de maneira eletrônica onde cada parlamentar poderia votar, e consequentemente o seu nome e voto apareceria no painel eletrônico que fica no plenário.
Dr. Eriberto Barros também destacou seu requerimento, onde o mesmo requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias que, seja feito o serviço de capina e limpeza geral na Rua Dom Severino, localizada no bairro São José, bem como, seja feito o calçamento da Rua Alto da Boa Vista, localizada no loteamento Nossa Senhora de Lourdes no bairro Ipueiras.
Veja abaixo os projetos e requerimentos em destaques da pauta do dia.
PROJETOS QUE FORAM ENVIADOS PARA A COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL COM A FINALIDADE DE RECEBER PARECER TÉCNICO
- Projeto de Lei da Vereadora Dalva Mocó, instituindo no âmbito do município de Picos, o dia municipal em memória ao Padre José Inácio de Jesus Madeira, a ser comemorado em 08 de maio de cada ano; como importante personalidade histórica e religiosa do Município de Picos.
- Projeto de Lei do Vereador Matusalém Almeida, oficializando nomes de ruas no residencial Louzinho Monteiro. Total de 11 ruas.
- Projeto de Lei do Vereador Matusalém Almeida, instituindo no âmbito dos espaços públicos deste Município de Picos o programa “Adote o Verde”.
- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Filomeno Portela, concedendo o título de cidadã Picoense a Srª. Ediane Belo de Sousa – 1ª dama do Município de Picos.
- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Filomeno Portela, concedendo o título de cidadã Picoense a Srª. Carmelita Carmem da Trindade Araújo.
- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Rinaldinho, concedendo o título de cidadão Picoense ao Professor José Mário Fernandes Matos – natural de Garanhuns – PE.
- Projeto de Lei do Vereador Hugo Victor, denominando de Rua Teresinha de Jesus Santana Dionísio, a Rua Projetada 55/67, com início na Av. Beira Rio e vai até a propriedade do Senhor Francisco das Chagas Moura, paralela com a Rua Antônio de Carvalho, no loteamento Ayrton Sena, no bairro Ipueiras, nesta Cidade de Picos – PI.
PROJETO VOTADO EM 1ª VOTAÇÃO
- Projeto de Lei do Vereador Evandro Paturi, denominando de Vicente Pereira da Silva (Vicente Bôbo), a Rua Projetada nº 152, com início na BR-316, finalizando na Rua Projetada 28 do loteamento Vicente Pereira da Silva, no bairro Canto da Várzea, nesta cidade de Picos – PI.
PROJETOS VOTADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA
- Veto total do Prefeito Municipal de Picos, ao projeto de lei nº 03/23 do Vereador Marcos Buriti, que dispõe sobre a isenção de taxas e emissão de alvarás de todos os permissionários estabelecidos nas praças: Justino Luz e Matias Olímpio e no mercado público central e do bairro Junco. Pelo placar de 6 a 5, o veto do prefeito ao projeto de lei foi mantido.
- Projeto Decreto Legislativo do Vereador Matusalém Almeida, concedendo o título de cidadão Picoense ao MM. Juiz de Direito Francisco Gomes da Costa Neto.
Votação Eletrônica - Foto: Reprodução
REQUERIMENTOS
Vereadora Dalva Mocó, solicitou da Secretária Municipal de Saúde, que seja instalada uma academia de saúde no bairro Belo Norte.
Vereadora Dalva Mocó - Foto: Reprodução
Vereador Antônio Moura, requereu do Secretário Municipal de Obras, que seja feita a recuperação e em seguida o calçamento da Rua 12 de dezembro, localizada no bairro Parque de Exposição. Em outro requerimento o Parlamentar requer da Presidência da Câmara a realização de uma sessão solene, às 19:00 horas do dia 15.06.2023, comemorativa ao dia do trabalhador rural, que é comemorado nacionalmente no dia 25 de maio.
Vereador Antônio Moura - Foto: AgoraED
Vereador Maté, requereu do Governo do Estado a conclusão da construção do ginásio poliesportivo do Bairro Junco
Vereador Maté - Foto: AgoraED
Vereador Filomeno Portela, requereu do Governo do Estado que coloque em pleno funcionamento a casa de apoio a gestante de Picos.
Vereador Filomeno Portela - Foto: AgoraED
Vereador Toinho de Chicá, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feita a construção de praça pública com a instalação de academia de saúde nos povoados: Mirolândia e Cajazeira dos Gonçalves, bem como, sejam construídas parada de ônibus na entrada para o bairro Belo Norte e no povoado Mirolândia.
Vereador Toinho de Chicá - Foto: AgoraED
Vereador Rinaldinho, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feita reposição das lâmpadas de iluminação pública na via pública que liga o bairro Emaús ao Conjunto Habitacional Antonieta Araújo no bairro Belo Norte, bem como, seja feita uma operação tapa buracos nas ruas: Antônio Felipe da Luz e Antônio Egídio da Luz, localizadas no bairro Ipueiras.
Vereador Rinaldinho - Foto: AgoraED
Da Redação