A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (20), sessão ordinário presidida pelo vereador e vice-presidente da casa, Domingos Sávis, e que teve como pauta um requerimento que foi apresentado pelo Vando Sampaio (PSB), que requereu em regime de urgência do presidente da casa que envie cópia do referido requerimento para o prefeito municipal, e também a secretaria municipal de Educação que faça reforma das escolas municipais localizadas na zona rural do município de Bocaina.
Vereador Domingos - Foto: AgoraED
Em seguida Domingos Sávis concedeu a palavra ao vereador Vando Sampaio que defendeu seu requerimento na tribuna da Câmara, antes, porém, ele falou sobre a importância da campanha do Maio Amarelo alusivo ao combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, pois segundo ele, é preciso combater essa prática criminosa que faz tanto mal as pessoas.
Vando Sampaio lembrou também que havia tentado apresentar um requerimento na sessão anterior, mas ele não foi aceito, e que teria recebido a informação de que o gestor estaria enviando o projeto com o reajuste salarial dos professores, e que está esperando que ele chegue à casa legislativo.
Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraEd
Ao defender o seu requerimento, o vereador disse que essa sua solicitação chegou até ele através dos pais de alunos de várias escolas, dando conta de que algumas apresentam problemas de estrutura física, e por isso, precisa de reforma o mais rápido possível e detalhou algumas delas falando de como estão, pois não aconteça uma reforma ampla nelas pode comprometer até mesmo o funcionamento, frisou.
O vereador Cleudo Nilton lamentou a morte da mãe do vereador José Marques Filho (Zé Filho) que faleceu recentemente, e aproveitou para se solidarizar com o mesmo. Cleudo disse também que a Câmara não se furtará em votar em qualquer projeto ou requerimento que beneficie qualquer classe de trabalhadores da rede pública municipal.
Vereador Cleudo Nilton - Foto: AgoraED
Segundo o parlamentar, o que tem acontecido é que muitas pessoas distorcem as informações e disseminam inverdades na sociedade, mas que os vereadores estarão sempre votando em projetos a favor dos servidores municipais, ou de qualquer benefício para a população bocainense. “Eu estive pessoalmente com o prefeito e cobrei dele o reajuste salarial, e agora temos que aguardar a posição do gestor”, falou ele.
O vereador Zé Filho durante seu discurso na tribuna da Câmara, agradeceu aos seus colegas vereadores pelas manifestações de solidariedade em função da morte de sua mãe, assim como também agradeceu o apoio dos amigos que se preocuparam com ele e sua família.
Vereador Zé Filho - Foto: AgoraED
Zé Filho parabenizou o vereador Vando Sampaio pelo seu requerimento, e disse que essa preocupação do seu colega é muito importante, pois a educação do país como um toda, ela é baste preocupante, pois como professor que exerce sua profissão já há quase 30 anos, ver como um descaso, e que nenhum país no mundo se desenvolve sem uma educação de qualidade onde os alunos tenham aulas a contento e os professores sejam respeitados e valorizados, pois entende que a educação deve ser prioridade em qualquer administração, frisou ele.
“Tenho visto em muitos municípios pelo país a fora e principalmente no estado do Piauí, que o Ministério Público Estadual tem andado nas escolas e constatam que elas funcionam muito mal, embora eu não tenho o conhecimento que isso tenha acontecido em nossa cidade, mas que a maioria das escolas da rede municipal de Bocaina não possuem laudo do Corpo de Bombeiros, então, precisa sim de uma ampla reforma o mais rápido possível”, falou Zé Filho.
Zé Filho aproveitou para fazer um requerimento verbal, onde solicitou que a presidência da Câmara encaminhe um oficio ao engenheiro ou o responsável pela construtora que está fazendo a estrada que liga Bocaina a Santo Antônio de Lisboa, para que seja feito os bueiros próximos a sede do município, pois aquele trecho já está estragando e é preciso fazer com que a água passe de forma correta e não causa nenhum transtorno aos usuários da PI, falou.
O vereador Tunico ao fazer seu discurso disse que o requerimento do seu colega Vando Sampaio é muito oportuno, e que tem o seu apoio, pois acredita que nenhum parlamentar irá votar contra qualquer projeto que seja interesse da população do município, bem como também, projeto de interesse dos servidores municipais, falou ele.
Vereador Tunico - Foto: AgoraED
No final da sessão, o vereador Domingos Sávis colocou o requerimento em votação que foi aprovado por unanimidade.
Da Redação