Matéria / Cidades

Câmara de Vereadores de São João da Canabrava realiza sessão e aprova títulos de cidadania a profissionais da educação

A sessão aconteceu na última sexta-feira (26)

29/05/2023 | Redação
Câmara de Vereadores de São João da Canabrava realiza sessão e aprova títulos de cidadania a profissionais da educação / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de São João da Canabrava em sessão ordinária realizada na última sexta-feira (26), que foi presidida pelo vereador Roberto Leal, teve como pauta dois requerimentos e um Decreto Legislativo. O primeiro deles foi apresentado pelo vereador José Gregório de Sousa que tratava sobre uma Moção d Protesto e Repúdio, em desfavor da TIM/SA - operadora de serviços de telefonia móvel.

O segundo requerimento foi apresentado pelo vereador, José de Sousa Veloso que requereu da prefeitura municipal de São João da Canabrava, a reforma do Mercado Público do Bairro Aparecida.

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 002/2023, de 26 de maio de 20223 que “Dispõe sobre a outorga de Título de Cidadania Canabravense e dá outras providências”, foi apresentado pela vereadora Elisânia Bezerra Veloso (MDB) e pelo vereador José Gregório de Sousa (MDB).

O vereador José Gregório durante seu discurso na tribuna da Câmara, defendeu seu requerimento, onde diz que como é do conhecimento público, que após a substituição da OI/S.A, que prestava tais serviços a operadora TIM/S.A não está cumprindo com os padrões mínimos de qualidade na prestação do serviço de telefonia celular no município de São João da Canabrava – PI. Entre as inúmeras reclamações da sociedade, destaca-se a ausência de cobertura/sinal de telefonia, ausência de rede para realizar as chamadas telefônicas, interrupção de chamadas por falha de rede, ausência de cobertura de dados móveis, entre outras.

Vereador José Gregório - Foto: AgoraED

José Gregório também falou sobre o Decreto Legislativo de sua autoria, que também assinado pela vereadora Elisânia Bezerra, e disse que se tratava de pessoas que prestam relevantes serviços aos canabravenses, e por isso, são mais do que merecedores, então como uma forma de reconhecimento da dedicação de cada uma delas, apresentou esse pedido, justificou ele.

A vereadora Elisânia Bezerra durante seu discurso na tribuna da Câmara, defendeu o Decreto Legislativo, e disse que todas as pessoas que foram indicadas por ela e o vereador Zé Leôncio, são mais do que merecedores dessa honraria, pois além de prestarem relevantes serviços a educação do município, também são grandes profissionais competentes que tem ajudado no desenvolvimento da cidade, falou ela.

Vereadora Elisânia Bezerra - Foto: AgoraED

A parlamentar informou que a concessão do título de cidadania a esses professores (as), era um desejou seu desde quando assumiu o seu mandato, e agora juntamente com o seu colega, isso está sendo possível, pois alguns desses profissionais já exercem o seu trabalho há mais de 20 anos, comentou a mesma. “Quero também parabenizar meus colegas pelos requerimentos que foram apresentados na sessão de hoje, e vocês podem ter certeza que terá o meu apoio”, finalizou.

O vereador José de Sousa Veloso (Zé Leôncio - MDB) em sua fala na tribuna, defendeu seu pedido, e disse que essa solicitação foi feita por meio de pedidos dos moradores do referido povoado, tendo em vista que já faz alguns anos da construção do referido prédio público, fazendo-se necessário uma reforma, para atender aos anseios da população.

Vereador José Leôncio - Foto: AgoraED

Sobre os títulos de cidadania, o parlamentar disse que essa será uma justa homenagem a todos eles pelos relevantes serviços prestados a população do município, e que também dará seu apoio.

O vereador Gildete das Araújo (MDB), que também usou a tribuna, parabenizou o vereador Zé Leôncio pelo requerimento que pede a reforma do Mercado Público do bairro Aparecida, mas lembrou a ele que o prédio é novo para passar já por uma reforma, mas como foi a comunidade que pediu, certamente o secretário municipal de Obras irá ver como está a situação lá.

Vereador Gildete das Araújo - Foto: AgoraED

Em relação ao requerimento do vereador José Gregório que pede uma nota de repúdio contra a operadora telefônica, e disse que ele mesmo já fez um pedido similar como esse anteriormente. Já sobre o Decreto Legislativo, Gildete Araújo disse que os professores (as) são merecedores, e aproveitou para lembrar que outros profissionais que prestam serviços no município também são merecedores, frisou ele.

A vereadora Maria Elaine Silva (MDB) parabenizou o vereador Zé Leôncio pelo seu requerimento, e aproveitou para dizer que é importante também que a fiscalização sanitária também faça uma visita no local, para acompanhar a higienização do mercado, pois isso é cuidar da saúde das pessoas para que elas possam ter uma melhor qualidade de vida, falou ela.

Vereadora Maria Elaine Silva - Foto: AgoraED

Quanto ao outro requerimento, ela disse que tem todo seu apoio, e lembrou que a comunicação move o mundo das pessoas, e como a operadora estar prejudicando a vida dos seus usuários, ela também apoia a pauta.

Em relação ao Decreto Legislativo, a vereadora disse que os professores (as) são mais do que merecedores da homenagem, e ela mesma faz questão de apoiar a ideia e espera que os demais colegas também façam o mesmo, disse.

O vereador Joaquim da Silva Neto, também usou a tribuna da Câmara e destacou sua fala sobre o Decreto Legislativo e disse que os futuros homenageados são mais do que merecedores, e por isso dará seu apoio. Quanto ao protesto do seu colega em relação a Operadora TIM, ele disse que esse tema já é recorrente, pois existem muitas reclamações e que é muito triste ver um assunto como esse ser tratado naquela casa, justamente por falta de compromisso da operadora, comentou.

Vereador Joaquim da Silva Neto - Foto: AgoraED

O vereador Edmerson Araújo (Mercim), iniciou sua fala pedindo desculpas pelas suas ausências durante as sessões, pois como teve outros compromissos de última hora teve que se ausentar, mas que já estava de volta para o trabalho.

Vereador Edmerson Araújo (Mercim) - Foto: AgoraED

Mercim também aproveitou para parabenizar o vereador José Gregório e a vereadora Elisânia Bezerra, pela iniciativa dos títulos de cidadania, e falou que todos eles são merecedores, pois ambos têm relevantes serviços prestados aos canabravenses, finalizou.

No final da sessão o presidente colocou em votação todas as matérias da ordem do dia que foram aprovadas por unanimidade.

Da Redação

Facebook