Matéria / Cidades

Câmara de Municipal de Picos realiza sessão e aprova Decretos Legislativos

A sessão foi presidida pelo vereador e vice-presidente José Luís

02/06/2023 | Redação
Câmara de Municipal de Picos realiza sessão e aprova Decretos Legislativos / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Picos em sessão realizada nesta quinta-feira (01), onde foi presidida pelo vice-presidente, vereador José Luís de Carvalho (Zé Luís-MDB), votou vários projetos, dentre eles, quatro Decretos Legislativos concedendo título de cidadania picoense a pessoas que vem prestando relevantes serviços ao município ao longo dos anos.

Durante a sessão os vereadores também usaram a tribuna da Câmara para defende seus requerimentos, e tratar de outras demandas para a cidade modelo, dentre os assuntos mais destacados, foi falado sobre a importância de mais projetos que tragam infraestrutura para o município, como por exemplo, mais calçamento e asfalto, pois mesmo com os investimentos que já vem sendo feito ao longo dos anos pelos governos federal, estadual e municipal, muito ainda precisa ser feito, segundo a avaliação dos parlamentares.

Vice-presidente, vereador José Luís de Carvalho (Zé Luís-MDB) - Foto: AgoraED

O vice-presidente Zé Luís, destacou em sua fala a necessidade do DER/PI, de construí redutores de velocidade na PI-376, que liga Fátima do Piauí a Chapada do Mocambo, pois como se trata de uma estrada recém asfaltada e com muitos trechos em linha reta, é preciso principalmente próximo as residências a construção desses redutores para evitar acidentes que possa inclusive tirar a vida de alguém, falou ele.

Veja abaixo os projetos e requerimentos em destaques da pauta do dia.

PROJETOS QUE FORAM ENVIADOS PARA A COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL COM A FINALIDADE DE RECEBER PARECER TÉCNICO

- Projeto Decreto Legislativo proposto pelo vereador Eriberto Barros, concedendo a Medalha Coêlho Rodrigues aos Senhores: José Almir de Sá e Raimundo de Sá Urtiga (Mundinho Bezerra).

- Projeto de Lei do vereador Rinaldinho, denominando de Joana Lourença do Nascimento, a academia popular instalada no povoado Carnaíbas I.

PROJETO VOTADO EM 2ª VOTAÇÃO

- Projeto de Lei do vereador Evandro Paturi, denominando de Vicente Pereira da Silva (Vicente Bôbo), a Rua Projetada nº 152, com início na BR-316, finalizando na Rua Projetada 28 do loteamento Vicente Pereira da Silva, no bairro Canto da Várzea, nesta cidade de Picos – PI.

REQUERIMENTOS

Ver. Eriberto Barros, solicitou da Secretária Municipal do Trabalho Assistência Social, que leve a todos os povoados deste Município, o serviço itinerante de atualização do Cadastro Único, para facilitar o acesso de todos que residem na zona rural de Picos.

Ver. José Luís requereu do Coordenador do FUMIP que seja feita a reposição das lâmpadas no povoado Tabatinga, na altura da residência do Sr. Agamenon Miguel da Cruz. Em outro requerimento Ele requereu do DER/PI, que sejam construídos redutores de velocidade na PI-376, que liga Fátima do Piauí a Chapada do Mocambo.

Ver. Wellington Dantas, solicitou da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feito o serviço de calçamento e drenagem das águas de todas as ruas da oiticica no bairro Mora do Sol, seja feito o serviço de calçamento da Rua 12 de Dezembro, nas demais ruas que ficam por trás da Empresa Itapemirim, nas ruas próximas ao antigo Paládio, nas ruas da região por trás do Colégio Machado de Assis, da rua em frente ao Corpo de Bombeiros, conclusão da praça do PCC, reforma da quadra de esportes da praça do PCC, bem como, seja feita a drenagem das águas no setor que fica por trás da Escola Municipal do Bairro Junco e calçamento das rus que não são pavimentadas.

Vereador Wellington Dantas - Foto: AgoraED

Ver. Antônio Moura, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feito o serviço de iluminação e instalação de rede de abastecimento d’água no cemitério São José, localizado no povoado Saquinho. Em outro requerimento o Parlamentar requer da Presidência da Câmara o envio de uma moção de pesar aos familiares enlutados do Sr. João de Sousa Ibiapina Filho.

Vereador Antônio Moura - Foto: AgoraED

Verª. Dalva Mocó, solicitou do Superintendente do DNIT/Piauí, que seja instalado um redutor eletrônico de velocidade na Br-316, no bairro Altamira.

Vereadora Dalva Mocó - Foto: AgoraED

Ver. Matusalém Almeida, requereu do Secretário Municipal de Serviços Públicos, que seja feito o serviço de limpeza geral no campo de futebol do bairro Cidade de Deus. Solicita do Governador a destinação de um veículo castromóvel para esta cidade de Picos. Em outro requerimento o Parlamentar requereu da Presidência da Câmara o envio de uma moção de pesar aos familiares enlutados do Sr. José Ribamar Costa Ferreira.

Vereador Matusalém Almeida - Foto: AgoraED

Ver. Filó Portela, requereu do Coordenador do FUMIP, que faça a rede de iluminação pública da Av. Dr. Abel de Barros Araújo, no trecho que liga o bairro DNER ao bairro Ipueiras. Em outro requerimento o Parlamentar requer dos Secretários de Obras e Serviços Públicos, que façam uma operação tapa buracos e roço, capina e limpeza geral nas ruas do Povoado Lagoa Comprida.

Ver. Rinaldinho, solicitou do Prefeito Gil Paraibano e do Coordenador do FUMIP, que seja feita a ampliação de rede de iluminação pública da BR-316, no trecho que vai do bairro Belo Norte até o bairro Altamira. Em outro requerimento o Parlamentar solicita da Presidência da Câmara o envio de uma moção de pesar aos familiares enlutados do Sr. Luís Gonzaga de Sousa, conhecido em vida por Luís Teodoro.

Vereador Rinaldinho - Foto: AgoraED

Ver. Marcos Buriti, requereu da Secretaria Municipal de Trânsito que, sejam reacendidas todas as faixas para a passagem dos pedestres localizadas nesta cidade de Picos.

Vereador Marcos Buriti - Foto: AgoraED

Ver. Toinho de Chicá, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feita uma reforma na passagem molhada, localizada no rio guaribas, ligando a Rua João Nunes, no bairro Canto da Várzea ao birro Passagem das Pedras, bem como, seja feita a podagem das árvores e a reforma do canteiro central das Avenidas Deputado Sá Urtiga e Senador Helvídio Nunes, do bairro São José ao bairro Paraibinha.

Vereador Toinho de Chicá - Foto: AgoraED

Os Vereadores: Rinaldinho, Toinho de Chicá, José Luís, Wellington Dantas, Hugo Victor, Antonio Moura, Valdivia Santos e Marcos Buriti, solicitaram do Prefeito Gil Paraibano, que o mesmo assine o termo de cooperação técnica celebrado entre o Estado do Piauí, por meio do IDEPI – Instituto de Desenvolvimento do Piauí e o Município de Picos, para calçamento em paralelepípedo de diversas vias públicas nas zonas urbana e rural de Picos.

Da Redação

 

Facebook