Matéria / Cidades

Câmara Municipal de Santana do Piauí implantará Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

A reunião aconteceu na noite desta quinta-feira (01)

02/06/2023 | Redação
Câmara Municipal de Santana do Piauí implantará Sistema de Apoio ao Processo Legislativo / Foto: AgoraED

A Câmara de Vereadores de Santana do Piauí, realizou na noite de ontem quinta-feira (01), uma reunião onde teve como objetivo tratar sobre a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), e que contou com a presença dos demais parlamentares e servires da casa.

O objetivo do SAPL é simplificar a atividade de parlamentares e servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e pesquisem a legislação municipal ou estadual.

Para facilitar a rotina da casa, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para a Câmara. O SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos articulados.

Entre suas principais funções estão:

·         elaboração de proposições;

·         protocolo e tramitação das matérias legislativas;

·         organização das sessões plenárias;

·         manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações, etc.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

A apresentação do novo sistema foi feita pelo Assessor Técnico e Jurídico da SR Serviços, Francisco Lopes, que na oportunidade explanou sobre o objetivo do SAPL, que é simplificar a atividade de parlamentares e servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e pesquisem a legislação municipal ou estadual.

Assessor Técnico e Jurídico da SR Serviços, Francisco Lopes - Foto: AgoraED

O presidente da câmara municipal, João Guilherme, justificou em sua fala a iniciativa para adoção do sistema, ” Muitas câmaras municipais já estão adotando o sistema SAPL, aqui nós não poderíamos fazer diferente, nossos mandato vem para marcar e deixar realizações importantes, que daqui para frente todas as legislaturas possam ter mais celeridade na condução dos processos legislativos, já que facilita o acesso de todos os vereadores a dados importantes, como também a população terá mais acesso as sessões que passarão em breve a ser transmitida, bem como com a colocação de um painel na sede da câmara para controle e votações, sendo que toda essa digitalização e investimentos estão dentro do parâmetro orçamentário da câmara, e com certeza será de grande importância essa modernização “ frisou.

Presidente da câmara municipal, João Guilherme - Foto: AgoraED

Para a vereadora Clarete Rabêlo (Progressistas), esse programa será muito útil para a Câmara, pois ajudará no trabalho dos vereadores e tornará mais transparente e eficaz, além de ser uma ferramenta que proporcionará a população um acompanhamento em tempo real de tudo que acontece durante as sessões, bem como mostrar o trabalho parlamentar para todos os santanenses.

Vereadora Clarete Rabêlo - Foto: AgoraED

“Quero parabenizar o presidente João Guilherme pela iniciativa de trazer para a Câmara Municipal de Santana esse sistema que é muito bom, pois já que o Senado Federal dispõe dessa ferramenta, nada melhor do que aproveitar e melhorar cada vez mais o nosso trabalho, além de entrar para o mundo digital que é uma necessidade hoje”, falou a vereadora.

Na ocasião também estiveram presentes os vereadores, Vinicio, Antônio de Hercília, Francisquinho, Deuzim, Ricardo e Elenilsa Gabriel.

A reunião também contou coma presença do Vereador Elvis Diones (PTB) da cidade Piripiri -PI, que durante a visita apresentou também projeto de parceria na área da saúde, que envolve a realização de consultas oftalmológica e aquisição de armações e óculos, projeto esse que já acontece em várias cidades do estado, onde no caso de Santana do Piauí será em breve analisado pelos vereadores para uma possível implantação no município.

Vereador Elvis Diones (PTB) - Foto: AgoraED

 

Da Redação

Texto complementar: Portal Notícias em Pauta

Facebook