Matéria / Cidades

Loja Maçônica Segredo Forca e União Picoense comemora 70 anos de fundação

A sessão foi realizada na sede da loja na Rua Monsenhor Hipólito, 531, Centro de Picos

04/06/2023 | Redação
Loja Maçônica Segredo Forca e União Picoense comemora 70 anos de fundação / Foto: Reprodução

 

A Maçonaria da Macrorregião de Picos comemorou com grande euforia os 70 anos da ARLS Segredo Forca e União Picoense 1571. As comemorações foram iniciadas com Sessão Magna de Iniciação de quatro novos obreiros e muitas saudações das 19 lojas presentes à sessão dirigida pelo Eminente irmão Noé Holanda, Grão-Mestre do GOB-PI com a colaboração do venerável Kim Rafael e do Grão Mestre Adjunto Irmão Dirceu Iglesias.

A sessão foi realizada na sede da loja na Rua Monsenhor Hipólito, 531, Centro de Picos seguido de um jantar com entrega de diplomas, falas das autoridades maçônicas, entrega de medalhas comemorativas dos 70 anos e uma homenagem especial ao irmão João de Melo da Silva (Melim), que foi homenageado com a Condecoração de Acácia pelos 47 anos interruptos de dedicação a maçonaria. Outro homenageado foi o irmão Evilazio (em memoria)


João de Melo da Silva (Melim)
Melim como é conhecido por todos falou da sua trajetória e sua alegria de participar da vida maçônica aos 80 anos.

“Nesses 70 anos da loja, 47 eu participei dela ativamente cheguei em 1976 como companheiro e fui elevado a mestre, administrei a loja por dois mandatos e Deus me deu força, saúde pra que eu chegasse até aqui pra ver a comemoração dos 70 anos e rever tantos irmãos coisa que era impossível naquela época, éramos um punhado de maçons. Estou muito feliz e muito agradecido pela homenagem do GOB Piaui” frisou.

O início da loja foi lembrado pelo irmão Francisco Antônio.  “A nossa Loja Segredo como nós sabemos é a loja mãe da maçonaria desta região foi a primeira loja a se estalar aqui em Picos por um grupo de irmão que não eram de Picos, mais se estabeleceram aqui em Picos, eles assistiam sessão em Juazeiro do Norte e Juazeiro da Bahia daqui a Juazeiro da Bahia são 350 KM pra Juazeiro do Norte 280 naquele não tinha asfalto eles iam uma vez por mês e daí resolveram fundar a nossa loja Segredo” lembrou Chico Antônio que é valenciano.  

Para o ex- venerável Dário Brandão, a maçonaria segue firme no seu intuito de lapidar o homem.  “Esse é o objetivo principal por trás de toda uma simbologia que nós temos, nós queremos na realidade é que o homem se trabalhe, se conheça e a partir daí desenvolva um trabalho de melhoramento a cada dia que se torne melhor do que antes é uma competição interna onde o homem tem como objetivo o aprimoramento a busca da perfeição, é claro que a gente sabe que é uma perfeição inatingível, mais é a busca é constante e necessária para cada um de nós” destacou Dário Brandão. 

O venerável Kim Rafael destacou que a loja continua purgante e feliz pelos frutos gerados.

“A Loja Segredo sente-se hoje orgulhosa não é cansada pelo tempo de existência não é menos fugaz, mais sim uma loja da qual ela vive em torno do progresso da sociedade da qual ela pertence, uma loja que hoje colhe os frutos de uma maçonaria purgante da sua criação até seus 70 anos”, apontou que Kim Rafael que agradeceu aos irmãos pelo apoio durante seu mandato que se encerra neste mês.

“Me sinto honrado primeiramente e satisfeito que ao final desse mandato podemos comemorar não só os 70ª nos da loja, mais também a iniciação de mais quatro membros que irão nos ajudar a fortalecer ainda mais a Loja Segredo, Força e União Picoense. Agradeço o apoio dos irmãos e de todos” concluiu.

O Eminente irmão Noé Holanda, Grão-Mestre Estadual do GOB-PI, além de parabenizar a Loja Segredo falou de sua importância ao longo desses 70 anos.

“Parabenizar nossa loja Segredo pelos 70 anos a loja mãe da maçonaria aqui desse região é uma loja que tem sido o farol, o farol é luz ilumina, mais o farol lhe dá norte e Segredo Força e União Picoense ao longo dos seus 70 anos tem dado um norte aos seus obreiros aos seus filhos produzindo homens para o bem e sobretudo para o serviço social” destacou o Grão-Mestre que também agradeceu aos irmãos pelo apoio ao longo do seu mandato que também se encerra nesse período.

“Nós estamos encerrando nossa gestão a frente do GOB Piaui e hoje a sessão da Segredo com iniciação de quatro candidatos foi nossa última sessão de iniciação, fico feliz por encerrar a nossa gestão aqui em Picos e eu costumo dizer que não há coincidência, há determinações de Deus para a condução dos nossos trabalhos das nossas ações, então estou muito feliz de encerrar nossa gestão conduzindo a sessão da Segredo Forca e União Picoense” apontou o eminente Noé Holanda.

A partir de julho a Loja Segredo Força e União Picoense será conduzida pelo venerável eleito irmão Geovane dos Santos Junior e o novo Grão Mestre Estadual eleito do Grande Oriente do Brasil – Piauí será o poderoso irmão Valdeci Cavalcante.

 

Fonte: Portal V1

Facebook