A Prefeitura Municipal de Bocaina, através da parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizaram na manhã desta quinta-feira, (17), a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema - “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” na Escola Estadual Estela Nunes.
A Conferência teve o objetivo de debater, avaliar e construir propostas para a Política de Assistência Social de Bocaina no contexto da seguridade social como uma política social que deve ser assegurada pelo Estado com financiamento público.
Na oportunidade, foram discutidos temas de cinco eixos da esfera de políticas de Assistência Social: Financiamento; Controle Social; Articulações entre Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefícios e Transferência de Renda.
O evento contou com a participação do Prefeito: Erivelto Barros; da Secretária Municipal de Assistência Social de Bocaina: Antônia Leal; a secretária municipal de Educação, Simone Grangeiro, a ex-vereadora Dra. Fátima Sá, o vereador Naldo Leão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bocaina, representantes de entidades representativas, além dos gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e sociedade civil em geral.
Em discurso, o Prefeito Erivelto Barros destacou a importância da Assistência Social e como a Conferência contribui para às políticas públicas no município de Bocaina:
"Todos nós somos sabedores da importância que é esse órgão em toda cidade. Aqui estão representantes de toda à sociedade Bocainense. São representantes que ouvem e muito fazem para garantir os direitos das familias carentes e necessitadas de nossa cidade. Eu conheço bem estas equipes, sei que estão sempre disponíveis para resolverem os problemas destas famílias. A Assistência Social é uma secretária que integra todos os outros setores, principalmente em defesa da dignidade e direitos das pessoas. Sei que o que depender destas nossas equipes, todas as ações são benéficas para a população. Por isso, na nossa gestão a Assistência Social tem nosso apoio e valorização. Garanto que podem contar comigo para tudo que for para melhorar a vida do povo Bocainense e estou solicito a todos que precisarem de mim!", afirma.
Em entrevista a nossa reportagem, a Secretária de Assistência Social, Antônia Leal, falou que: "o objetivo dessa Conferência é fazermos uma avaliação do nosso trabalho e decidirmos as melhores ações junto à comunidade. Estamos à frente da secretaria há 06 meses e estamos fazendo um trabalho muito positivo. Nós estamos desenvolvendo todas às atividades previstas pelo SUAS. Estamos trabalhando em conjunto com a comunidade com destaque para o Bolsa Família que temos mais de 1.000 pessoas cadastras recebendo seus auxílios. E, também, estamos nos dedicando a integrar o conselho tutelar, as secretarias de educação e saúde para unirmos forças em favor da população de Bocaina".
Em seguida, a palestrante Ângela Bezerra explicou que: "A elaboração de uma política pública articulada destinada para as camadas sociais vulneráveis e que mais precisam. Estamos buscando mais apoio do Governo do Estado para trabalharmos melhor na intervenção contra todas as ramificações da questão social. Seguiremos na construção do desenvolvimento social combatendo à violência, à pobreza e quaisquer tipos de vulnerabilidade".