Em sua terceira edição, O Ranking de Competitividade dos Municípios, avaliou este ano, 410 cidades brasileiras, com quantidade exata da população acima de 80 mil habitantes.
Dados estes disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano 2022.
O município de Picos, sob a gestão do Prefeito Gil Paraibano, ficou na 13ª colocação geral da Região Nordeste. A pesquisa faz o levantamento, através do Centro de Liderança Pública – CLP, que utiliza 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal no Brasil. Analisando por exemplo: A taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.
Esses dados são retirados de cerca de 35 bancos de dados públicos, para não haver desigualdade nas análises, todos os índices escolhidos costumam ser apresentados ou contam com a obrigatoriedade de divulgação das Prefeituras.
Veja resultado abaixo!
https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/PI/picos/geral/ranking-geral
Conheça o objetivo do Ranking de Competitividade dos Municípios
O Ranking de Competitividade dos Municípios visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL (Inteligência de dados e informações
em prol do desenvolvimento sustentável). O Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade.
Na colocação geral no Brasil, Picos ficou em 220°. Esta colocação é fruto de um amplo trabalho e reflexão ao longo dos projetos que são implantados no município, dos quais são temas fundamentais para se analisar o índice de qualidade de vida da população no Ranking de Competividade a nível municipal no Brasil.
Fonte: CCOM