A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (01), uma sessão especial que foi presidida pelo vereador e presidente da casa, João Guilherme, que teve como objetivo colaborar com o processo eleitoral junta a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Especial Eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares através de eleição que será realizada no próximo dia (01) de outubro.
Além do presidente, estiveram presentes a vice-presidente da Câmara, vereadora Clarete Rabêlo, os vereadores Antônio de Hercília, Francisquinho, Marcos Vinício, Ismael Borges e Elenilsa Gabriel, além da prefeita Maria José, do vice-prefeito Neli Borges, a presidente da Comissão Especial Eleitoral Ana Paula, e secretários municipais.
Durante a sessão especial que aconteceu no Plenário Chico Borges, os candidatos a conselheiros tutelares puderam se manifestar e apresentar suas propostas para o público presente, uma vez que o espaço físico do Poder Legislativo estava lotado para ouvir os candidatos.
O vereador João Guilherme disse durante sua fala na tribuna, que esse processo eleitoral ele ganha mais transparência a partir desse momento, além do mais, a Câmara também dá a sua colaboração que é trazendo para si a responsabilidade de mostrar para a população o quanto ela abraça as causas relevantes e de interesse da população do município.
De acordo com João Guilherme, o intuito de levar os candidatos a conselheiros tutelares para a Câmara, partiu da Secretária Municipal de Assistência Social, Taciana, onde a mesma fez a solicitação e o mesmo de pronto atendeu, pois entende que essa era mais uma oportunidade de cada um se apresentar para a população e ao mesmo tempo apresentar também suas propostas de trabalho frente ao Conselho Tutelar, caso sejam eleitos na eleição que acontecerá no próximo dia (01) de outubro, falou.
Vereador João Guilherme - Foto: AgoraED
Segundo o presidente, o principal objetivo da Câmara é ajudar no processo eleitoral da melhor forma possível, pois a transparência é fundamental para que a população possa escolher melhor cada candidato e no dia da eleição votar de forma consciência, e o Poder Legislativo está pronto para colabora da melhor forma possível, frisou ele.
A vereadora Clarete Rabêlo que também discursou, falou que a apresentação dos candidatos a conselheiro tutelar em Santana do Piauí foi muito importante, pois os mesmos tiveram a oportunidade de expor o que pensam sobre a função exercida, os direitos e garantias das crianças e adolescentes, bem como também os deveres que eles têm com suas famílias e a responsabilidade de cada um perante a sociedade, disse.
Vereadora Clarete Rabêlo - Foto: AgoraED
Segundo Clarete Rabêlo, cada candidato teve a oportunidade também de apresentar suas propostas para a sociedade, o que termina ajudando as pessoas compreenderem melhor esse papel que é fundamental na condução dos trabalhos, assim como também na decisão na hora de escolher o seu candidato para votar, disse ela.
A Presidente da Comissão Especial Eleitoral Ana Paula, falou sobre a importância da participação dos candidatos na sessão da Câmara, pois lá era um local aonde eles poderiam apresentar usas propostas para a sociedade santanense, e ao mesmo tempo divulgar os seus números de campanha, pois só assim, as pessoas poderão conhecer o que pensa cada um deles.
Ana Paula Presidente da Comissão especial Eleitoral
A presidente da comissão também divulgou o nome de cada candidato e o seu respectivo número ficando da seguinte ordem:
Em Santana do Piauí, dez candidatos vão disputar às cinco vagas.
Adriana Barros, Nº de campanha 78
Danúbio Rissel, Nº de campanha 25
Fabim da Lagoa, Nº de campanha 89
Flávia Santos, Nº de campanha 21
Jailson Veloso, Nº de campanha 33
Jaine Rocha, Nº de campanha 88
Karina Rocha, Nº de campanha 19
Lucineide Rocha, Nº de campanha 66
Regi, Nº de campanha 36
Verônica Santos, Nº de campanha 23
Os locais de votação serão os seguintes:
Na urna 01, localizada na Escola Municipal Ferreira Santos Brito, votarão os eleitores das seções do Povoado Barro;
Na urna 02, localizada na Escola Municipal Ferreira Santos Brito, votarão os eleitores das seções do Povoado Lagoa dos Marcelinos;
Na urna 03, localizada na Escola Municipal Severo Maria Eulálio, votarão os eleitores das seções desta referida unidade escolar;
Na urna 04, localizada na Escola Municipal Severo Maria Eulálio, votarão os eleitores das seções da Lagoa Seca, Queimada da Ema, e Engano dos Porém.
Na urna 05, localizada na Escola Municipal Severo Maria Eulálio, votarão os eleitores das seções do Camarada e da Escola Municipal, Professor Pascoal Borges Leal.
A prefeita Maria José durante sua fala, falou dos investimentos feitos na área da primeira infância. “Esse foi um momento importante onde os candidatos ao Cargo de Conselheiros Tutelares puderam apresentar suas propostas. Vamos disponibilizar cinco urnas, com urnas também na zona rural, transporte para eleitores no dia das eleições e todo suporte necessário para que todos exerçam sua cidadania. Parabéns aos candidatos e contem com a gestão municipal neste processo”, comentou.
Prefeita Maria José - Foto: AgoraED
Da Redação