A Prefeitura Municipal de Bocaina através da Secretaria Municipal de Educação, procurando sempre manter a qualidade da educação do município, e visando a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecerá no mês de outubro, está realizando um simulado para os alunos da rede de ensino.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Segundo informou a Secretária Municipal de Educação, Simone Grangeiro, participaram do simulado nesta terça-feira (05) os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Urbano Leal no horário da manhã, e hoje quarta-feira no período da tarde, participaram os alunos do 2º e 5º ano.
Secretária de Edaucação Simone Grangeiro
De acordo com a secretária, os resultados do Saeb, junto com os dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As provas e questionários são aplicados em escolas da zona rural e da zona urbana que tenham pelo menos dez alunos nas etapas avaliadas.
A Dra. Fátima Sá participou do momento
Simone Grangeiro informou também que esse simulado visa preparar melhor os alunos, para quando chegar a hora das avaliações eles estarem preparados de forma psicológica e mentalmente, pois um dos objetivos é justamente atingir o índice do INEP que é o desejado, falou ela.
A gestora falou ainda que até a data da avaliação do SAEB outros simulados deverão ser realizados. “Queremos agradecer ao apoio da Dra. Fátima Sá que sempre tem nos apoiados de forma incondicional, e em especial ao nosso prefeito Dr. Erivelto de Sá Barros que não tem medido esforços para manter a qualidade da nossa educação, assim como também nossos diretores de escolas e nossos professores”, frisou Simone Grangeiro.
A Dra. Fátima Sá que esteve juntamente com a secretária de educação para acompanhar o simulado, falou que o Saeb permite que as escolas e as redes municipais avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes, e produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos, bem como proporciona aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem, comentou ela.
Dra. Fátima Sá
Simone Grangeiro agradeceu também ao professor Pedro Waldeir pela valorosa colaboração, pois é um profissional que tem dado suporte nesse processo, e a secretaria agradece o apoio, disse a gestora.
Simone Grangeiro e o professor Pedro Wladeir
Da Redação