Matéria / Educacao

Uma estudante morre e cerca de 20 alunos ficam feridos em acidente com ônibus escolar

O óbito foi confirmado ao Cidadeverde.com pela secretária municipal de Saúde, Sara Farias

14/09/2023 | Redação
Uma estudante morre e cerca de 20 alunos ficam feridos em acidente com ônibus escolar / Foto: Cidadeverde

Uma estudante de 14 anos morreu em grave acidente envolvendo um ônibus escolar na zona rural da cidade de José de Freitas, no começo da tarde desta quinta-feira (14). O óbito foi confirmado ao Cidadeverde.com pela secretária municipal de Saúde, Sara Farias.

De acordo com a Prefeitura de José de Freitas, 29 estudantes deram entrada no Hospital Nossa Senhora do Livramento, que fica na cidade. A adolescente que morreu é Erica Pereira dos Santos, que teve o óbito constatado na unidade de saúde. 

O Samu Estadual foi o chamado para a ocorrência aconteceu por volta de 12h30, com a informação que várias crianças estavam no local e aguardando resgate. Segundo Cristianna Evangelista, coordenadora de enfermagem do Samu Estadual, foram enviadas quatro ambulâncias, sendo uma de José de Freitas, uma do Samu de Teresina, uma de Altos e ainda uma do Samu Estadual.

Das 29 que deram entrada no hospital, algumas foram liberadas com lesões leve e 11 delas foram transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Duas crianças estão em estado grave. A maioria das estudantes está com lesão na cabeça, braços e pernas. 

A assessoria de comunicação da prefeitura de José de Freitas confirmou que o acidente aconteceu em uma curva na comunidade Tinguis, na zona rural do município e que o veículo levava crianças com idades entre 10 e 14 anos que estudam na Escola Municipal José Amado de Oliveira. Informações preliminares apontam ainda que o  ônibus estava com a lotação máxima por se tratar do horário de pico do transporte escolar no município. 

O portal obteve informação que o motorista do ônibus escolar se apresentou na Delegacia da cidade. 

Foto: Arquivo Pessoal

A Prefeitura de José de Freitas mobilizou os servidores das Secretarias de Educação e Saúde para todo atendimento aos estudantes feridos e orientação aos pais. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que, ao tomar conhecimento do acidente ocorrido com um ônibus escolar municipal na cidade de José de Freitas, enviou 6 ambulâncias do SAMU Estadual para ajudar no atendimento e na transferência de pacientes para Teresina, além do reforço disponibilizado pelo SAMU de Teresina e do próprio município de José de Freitas.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado com todas as suas equipes para atender a ocorrência.

Ao Cidadeverde.com um funcionário do HUT confirmou que oito estudantes deram entrada no hospital.

O enfermeiro Francisco Alex, do Samu, informou que as vítimas estão estáveis.

“As crianças estão clinicamente estáveis, com fraturas e ferimentos confusos. Mais crianças devem ainda ser transferidas para o HUT”, informou.

Por volta das 16h30 mais duas crianças foram transferidas do hospital de José de Freitas para o HUT. 

Prefeitura garante a apuração criteriosa dos fatos

A prefeitura de José de Freitas garantiu que fará uma investigação criteriosa para apurar as causas do acidente. Segundo a prefeitura, o ônibus é novo.

Veja trecho do comunicado:  

“Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.

O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo.

Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas.
A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos”.

 

Fonte: Cidadeverde

Facebook