A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, realizará no sábado (16), a Campanha de Vacinação Antirrábica em gatos e cachorros. A ação será realizada em diversos bairros da zona urbana da cidade.
O Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Agenor Martins, falou sobre a importância dessa ação para a população picoense, bem como para os animais domésticos, que são os principais afetados pela doença.
Coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins (Foto: Rawena Sousa)
“A Raiva é uma doença de natureza viral, não existe tratamento curativo. A única forma de prevenir a raiva é com a vacinação. Realizando essa vacinação nos animais domésticos, cães e gatos, que são considerados reservatórios urbanos da doença, nós além de protegermos a saúde dos animais, estamos indiretamente protegendo a saúde da população picoense”, comentou.
O Médico Veterinário ainda alertou sobre as formas de transmissão do vírus dos animais para os humanos, e ainda, como a doença se manifesta nesses animais e quais são os principais sintomas.
“A transmissão ocorre pela agressão de reservatórios como cães e gatos da zona urbana às pessoas. O animal raivoso repassa a doença através da sua mordida em pessoas ou outros animais. A transmissão se dá pela saliva do animal, então, em cachorros pode ocorrer também através da lambida. Geralmente é uma forma mais difícil de acontecer, mas o gato também pode transmitir a raiva pelos arranhões. A sintomatologia da Raiva é a mudança de comportamento dos animais. O animal raivoso procura locais escuros para se esconder, se torna agressivo, não bebe, fica com o latido rouco. E se alguém for agredido por algum gato ou cão, deve ir ao pronto-socorro”, ressaltou o coordenador.
A Campanha de Vacinação Antirrábica já ocorre há vários anos na cidade de Picos. Nesse ano a ação será dividida em três etapas. O Coordenador falou mais sobre cada uma delas.
“A primeira etapa será amanhã, dia 16, e vão ser contemplados alguns bairros, como Ipueiras, Morro da macambira, Morada Nova, Louzinho Monteiro, Morada do Sol, São José, Belo Norte e Aerolândia. Na segunda etapa serão contempladas outras localidades, como o Centro, Canto da Várzea, Paroquial, Passagem das Pedras e entorno. E na última etapa, a campanha será na Zona Leste, como Jardim Natal, Pantanal e adjacências”, informou.
Confira os locais, dias e horários de todas as etapas de vacinação no link abaixo:
Fonte: CCOM