Na manhã de quarta-feira (20), aconteceu na capital Teresina, a Capacitação do Selo Unicef, com a Temática: Busca Ativa Vacinal, que tem como objetivo o aumento da cobertura vacinal no Estado do Piauí, bem como a garantia da Imunização Infantil. O evento teve o apoio do Unicef e Associação Piauiense dos Municípios (APPM).
A Mobilizadora da Secretaria de Educação, professora Inês Costa, e a Mobilizadora da Secretaria de Saúde, Luana Chagas, juntamente com a Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, participaram da conferência e pontuaram sobre a importância do evento para a população.
A Professora Inês Costa esteve também representando a Articuladora do Selo Unicef no município, Secretária Municipal de Educação, Professora Noêmia Marques.
“Estivemos reunidos pela manhã nessa Capacitação do Selo Unicef com uma temática muito importante, que é a busca ativa vacinal, com o objetivo de garantir a imunização infantil do estado do Piauí, especialmente do município de Picos”, comentou.
Luana Chagas, Mobilizadora da Secretaria de Saúde, comentou acerca das ações que estão sendo feitas na cidade de Picos sobre a Vacinação Infantil, entre elas, a Semana do Bebê. “Esse evento que teve em Teresina foi de extrema importância para reforçar a relevância do trabalho Intersetorial, para que possamos unir esforços diante do preocupante cenário nacional de baixas coberturas vacinais. A Semana do Bebê, teve como temática a imunização, com o objetivo de enfatizar a mobilização de toda a sociedade, sobre os benefícios da vacinação. Diversas ações estão acontecendo durante essa semana no município de Picos, principalmente a vacinação de nossas crianças”, informou.
A Servidora também aproveitou a oportunidade para reforçar o convite à população quanto à participação das ações que estão acontecendo na cidade durante a semana. “Convidamos toda a população para participar ativamente dessa Semana do Bebê e que possa estar colaborando na disseminação das informações sobre a importância da imunização, porque sabemos que a vacinação é uma prioridade e um direito das crianças, estando previsto na Constituição Federal. Agradecemos também aos meios de comunicação. Através deles podemos alcançar a maior quantidade de pessoas e levar essas informações tão importantes para a população de Picos”, finalizou a Mobilizadora.