Uma das diretrizes culturais nordestinas, o toque da sanfona aquece a Cultura, o Turismo, proporcionando oportunidades para o surgimento de novos talentos musicais no gênero, além de gerar renda.
Nesse contexto, a Prefeitura de Picos, em sua gestão preocupada na manutenção da cultura local, apoiou a realização do 3° Festival de Sanfona de Picos, que musical ocorreu entre sábado e domingo.
Segundo o Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, o referido encontro, representa a cultura genuinamente nordestina:
“É uma cultura que acima de tudo é genuinamente nordestina. É um evento que remete a minha infância. Isso é nossa cultura, isso é Nordeste, isso é Brasil e estou muito feliz de poder estar contemplando e participando desse evento”, comenta o gestor.
O pequeno sanfoneiro Erley Havi, uma das atrações, de apenas nove anos, participou pela segunda vez do encontro. O garoto expressou sua emoção ao tocar sua música preferida “Meu Xodó”.
Durante o intervalo das apresentações, o Secretário de Cultura de Picos, Valmir Santos, em sua fala, assegurou o suporte da administração do prefeito Gil Marques de Medeiros junto à promoção da cultura local, na realização de eventos futuros. “Ano que vem tem mais, se Deus quiser! Estaremos aqui para apoiar a cultura de nossa região”, refere.
O 3° Festival de Sanfona de Picos, reuniu mais de sessenta sanfoneiros de diferentes estados, assim como a presença massiva dos músicos da região picoense, ligados ao referido estilo musical.
O sanfoneiro e organizador do evento, Alvino Luz, fez uma análise acerca da evolução do evento ao longo de sua história, no que diz respeito a participação de músicos de renome nacional.
O artista picoense ainda acrescentou a importância do apoio da administração do prefeito Gil Marques de Medeiros, na pessoa do Secretário de Saúde, Aldo Gil.
“Estamos muito felizes. Conseguimos reunir músicos de renome nacional. Isso é uma crescente. Se Deus quiser, daqui para frente só vai melhorar. Esse ano contamos com o apoio do deputado Aldo Gil e o prefeito Gil Paraibano. Daqui para frente é só crescer”, agradece.
O 3° Festival de Sanfona de Picos teve entrada gratuita. A referida festa musical ocorreu entre os dias 30 de setembro (último sábado), finalizando neste domingo, 1º de outubro.
O local foi o Ponto Caseiro, no bairro Samambaia. Sanfoneiros puderam se apresentar e mostrar seu talento, além de alegrar o público presente.