A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), estará promovendo durante o mês de outubro uma série de ações que contemple a campanha Outubro Verde, voltada para a conscientização e combate à sífilis. Nesta quarta-feira (11), uma ação foi realizada em parceria com o Sest/Senat em frente ao CTA.
A Campanha Outubro Verde requer visibilidade e conscientização acerca da sífilis congênita. A sífilis congênita é uma doença infectocontagiosa.
A referida campanha visa chamar a atenção do público para a relevância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença, é o que alerta Fábio Bernardes, Coordenador Administrativo do CTA.
“São vários pontos que durante este mês, estaremos desenvolvendo em Picos, exatamente para as pessoas se conscientizarem e principalmente fazerem a testagem para buscar um tratamento o mais precoce possível, porque a sífilis é uma infecção que tem cura. Por isso, a importância de fazer o tratamento o mais precoce possível”, alerta o coordenador do CTA, Fábio Bernardes.
A campanha Outubro Verde foi lançada em 2016 com o objetivo de promover o debate e a conscientização sobre a sífilis congênita no Brasil.
O dia 15 de outubro marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita.
Nesse contexto de conscientização e combate à essa doença, as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, ocorrerão em vários pontos de Picos durante este mês outubro.
O Coordenador do Sest/Senat de Picos, Layon Feitosa, destaca a relevância da parceria entre o município e a iniciativa privada, quanto da promoção de saúde junto ao público em geral.
“A gente costuma fazer pequenas atividades de saúde para a comunidade como um todo. E também vamos utilizar dessa ação, juntamente com o CTA, oferecendo medição de pressão arterial, teste de glicemia e oferecer um pequeno kit para os participantes. Quem passar por aqui, vai poder participar de forma gratuita”, lembra o gestor.