O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura de Picos, lançou na manhã desta quarta-feira, 11 de outubro, o projeto Defesa Civil na Escola que trabalhará temáticas de proteção e defesa civil em três escolas no município.
O momento aconteceu na Escola Municipal Justino Luz e contou com a presença de professores e alunos; do secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo; do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, Tenente-Coronel Felipe; de representantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí.
O secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, comentou sobre a importância do projeto e ressaltou que os alunos irão aprender sobre temáticas de proteção da defesa civil.
“É um projeto de grande importância e trata sobre a integração da disciplina de defesa civil na escola, onde nossos alunos vão ter instruções para poder se prevenir de algum perigo como incêndio, desabamento, dentre outros”, afirmou.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, comentou sobre o programa e destacou a importância do Defesa Civil na Escola.
“Se trata de um processo de reorganização da proteção civil no município, um mapeamento de risco das principais áreas de risco, a organização do plano municipal de proteção e defesa civil, e o Programa Defesa Civil na Escola, é o carro chefe, pois acreditamos que a educação é a ferramenta estratégica para formar uma nova consciência ambiental, uma nova consciência climática, e principalmente, uma cultura de prevenção de risco”, pontuou.
Werton Costa ainda destacou que, em Picos, o projeto está sendo realizado em duas escolas municipais e em uma escola particular.
“O programa é uma capacitação de professores do ensino fundamental de três escolas picoenses, sendo duas da rede municipal e uma da rede privada, onde receberão uma capacitação com trilhas formativas que vão tratar da história da defesa civil, da percepção de risco, dos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis, mudanças climáticas e primeiros socorros”, assegurou.
Com informações do Portal Cidades Na Net
Jornalista: Mateus Silva