A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, lançou os projetos Sala do Empreendedor e Gerar Renda na manhã desta terça-feira.
Segundo o secretário Iata Rodrigues, o objetivo da iniciativa é proporcionar oportunidades de capacitação e empreendedorismo aos profissionais de diferentes áreas junto ao mercado de trabalho.
“Picos é uma cidade de empreendedorismo, de comércio. É preciso que cada empreendedor seja formalizado. Agora temos essa sala para que todos estejam amparados pela Lei. Toda política municipal, estadual ou nacional, é feita diante de políticas públicas, e assim, os pequenos comerciantes passam a ter seus direitos previstos nas leis trabalhistas”, explica.
A Sala do Empreendedor é um espaço de atendimento. O local agrega variados serviços visando facilitar as ações do empreendedor.
A referida sala é fruto de uma parceria entre o SEBRAE, Prefeitura de Picos e o Banco do Nordeste.
A Sala do Empreendedor foi desenvolvida para simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para pequenos negócios.
Para o prefeito Gil Marques de Medeiros, a iniciativa representa importante ferramenta na criação de emprego e renda para o município de Picos.
“Temos que gerar emprego e renda para nosso povo. Eu acredito na força do trabalho. Cada um tem que trabalhar para ganhar o pão de cada dia. Temos o apoio do Sebrae, do Banco do Nordeste. Só vai com muita organização. Temos que trabalhar e alavancar o progresso”, comenta.
O espaço funcionará no Shopping Vale do Guaribas e será dedicado ao público empreendedor do município de Picos, além de receber empreendedores das cidades vizinhas.
A sala ainda contará com profissionais capacitados para tirar dúvidas e dar suporte a este público, assim como fornecer informações segundo a Lei Geral das MPEs.
A parceria entre instituições públicas e privadas, de acordo com o secretário Aldo Gil, é fundamental.
É um trabalho muito importante, por estar aproximando o trabalhador do cliente final, facilitando a vida dos dois.
As pessoas que forem abrir um empreendimento vão ter agora um banco de dados para buscar esse serviço”, destaca.
Os profissionais de Picos e região, a partir dos projetos Sala do Empreendedor e Gerar Renda, vão contar banco de dados numa plataforma digital criada pelo município picoense.
Os serviços ali oferecidos, vão desde um simples cadastro, até a capacitação profissional do mesmo para sua inserção junto ao mercado de trabalho.
A solenidade de inauguração dos referidos projetos, ocorreu na manhã desta terça, 17, no Shopping Vale do Guaribas.
A gerente do Sebrae/Picos, Ana Mary, reforça que toda gestão deve fomentar a geração de emprego e renda.