Matéria / Educacao

Secretário Washington Bandeira participa de encontro para professores formadores

O Secretário apresentou plano para o fortalecimento da prática pedagógica com iniciativas dedicadas ao currículo

30/10/2023 | Redação
Durante os encontros, os profissionais irão discutir ações formativas de professores, especialmente no que se refere às inovações metodológicas e tecnológicas / (Fotos: Secretaria Estadual de Educação do Piauí)

 

Durante abertura do curso “Formação de Professores Formadores da Educação Básica”, nesta segunda-feira (30), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou as estratégias de ensino diversificadas.

O evento, que acontece no Auditório da Escola Fazendária, faz parte do programa Mais Formação e conta com a parceria do Instituto Península e Movimento Profissão Docente.

WhatsApp Image 2023-10-30 at 11.52.08 (1).jpeg

 

Na abertura da Formação, o secretário Washington Bandeira apontou o planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o fortalecimento da prática pedagógica com iniciativas dedicadas ao currículo, a avaliação e que contempla pensar a formação dos educadores.

“Este planejamento tem o foco nos estudantes, que são a razão do nosso trabalho. A meta é tornar a escola mais atrativa para os estudantes. Neste pilar, está a atualização profissional de professores formadores. Vamos investir no aperfeiçoamento da prática pedagógica diária do professor em sala de aula, no aperfeiçoamento de metodologia de ensino, inclusive, utilizando recursos tecnológicos. Portanto, a política de formação será eficaz em termos de melhoria de ensino e aprendizagem em sala de aula”, comentou o secretário Washington Bandeira.

Secretário Washington Bandeira participa de encontro para Professores  Formadores

 

A programação contou com a palestra “Formação Continuada Transformadora: condições institucionais para sua implementação”, ministrada pela Prof.ª Dra. Bárbara Born, doutora em Educação pela Universidade de Stanford e diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.

Karin Kakazu, Especialista em Formação Continuada, representa o Movimento Profissão Docente, organização parceira da Seduc no planejamento de formação dos educadores e destacou o trabalho iniciado na educação piauiense.

“Nós do Movimento Profissão Docente entendemos ser fundamental este olhar do Piauí para a formação de professores como pilar importante dentro política educacional da rede. Um exemplo quando olhamos para formação de formadores é pensar em como fortalecer esses profissionais a utilizar a melhor prática de ensino dos adultos”, enfatiza Karin.

WhatsApp Image 2023-10-30 at 11.52.09 (1).jpeg

 

Sobre a formação

A Formação de Professores Formadores da Educação Básica é voltada aos professores e técnicos da Gerência de Formação e da Gerência de Avaliação, do Projeto de Recomposição da Aprendizagem, à equipe da Seduc Olímpica e às Unidades de Ensino com os seus respectivos gerentes, coordenadores e técnicos. O curso acontece de 30 outubro a 05 dezembro 2023, com carga horária de 20 horas, distribuídas em encontros formativos nas modalidades: presencial e remoto.

Durante os encontros, os profissionais irão discutir ações formativas de professores, especialmente no que se refere às inovações metodológicas e tecnológicas para fomentar a prática pedagógica dos professores a fim de que sejam mais atrativas, inclusivas e integradoras.

Portal Consed

 

Facebook