A Câmara Municipal de Bocaina realizou no último sábado (28), sessão ordinária onde tinha como pauta um requerimento do vereador e presidente da casa, José Airton Cipriano (Zé Airton), que pedia que a Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), resolvesse um problema que há muito tempo tem prejudicado os moradores do bairro Bela Vista, zona urbana do município, pois a população tem sofrido com a qualidade da água que é fornecida pela autarquia.
Zé Airton ao abrir os trabalhos, informou que vai levar pessoalmente o seu requerimento e entregar no escritório regional da Agespisa na cidade de Picos, pois o problema vem se agravando ainda mais, e os moradores daquele bairro por conta própria estão fazendo um baixo assinado que vai ser anexado ao seu pedido e entregue a diretor da empresa, e nele, a comunidade também pede providências para que o órgão possa resolver o mais rápido possível.
Segundo informou Zé Airton, a água que é fornecida pelo poço que abastece o bairro Bela Vista é muito salobra, quase que não serve para o consumo humano, e mesmo assim a empresa não resolveu o problema.
Vereador Zé Airton - Foto: AgoraED
De acordo com o presidente, já existe uma ação tramitando na justiça aonde pede que a Agespisa resolva esse problema, o processo corre através de pedido do Ministério Público Estadual, mas que até o momento ainda não houve qualquer posicionamento da empresa, ou até mesmo uma decisão judicial nesse sentido, então ele como representante do Poder Legislativo fez o requerimento e vai levar pessoalmente.
Após sua fala, Zé Airton abriu espaço para que o vereado José Francisco pudesse fazer o seu pronunciamento de despedida da Câmara, já que o seu colega Anderson rego estava voltando de sua licença de 121 dias. Na tribuna, José Francisco agradeceu ao partido pela oportunidade e fez algumas considerações.
“Hoje, dia 28 de agosto, estou aqui nesta casa para agradecer a Deus primeiramente pelo dom da vida, e depois ao povo bocainense, às lideranças políticas do meu partido, Dr. Macedo, ao prefeito Municipal Dr. Herivelto Barros, aos colegas vereadores que fazem parte da nossa base, Vereador Domingos, Eriberto, Cleudo Nilton, Tonico, Zé Airton. Mas também quero agradecer pela receptividade que recebi aqui dos vereadores da oposição, Zé Filho, Vando Sampaio, Luzimar. Neste momento, desejo fazer um agradecimento especial ao nobre vereador Anderson Rego, o mesmo “Velho Dé”, pela oportunidade que me concedeu, emprestando-me a sua cadeira nestes 4 meses, onde tive a oportunidade de mostrar ao povo do nosso município a minha ideologia e a minha forma de trabalhar em prol deste município”, falou o vereador.
Vereador Zé Francisco - Foto: AgoraED
“Durante esse período, tive a oportunidade de apresentar um requerimento para a escavação de dois poços que beneficiarão as comunidades de Sussuarana e Carvalho. Além disso, votei aqui nesta casa a favor de importantes projetos, incluindo o reajuste do PIS do magistério e o piso salarial da enfermagem. Sei, vereador Anderson Rego, que ninguém é capaz de substituir as ideias de outra pessoa, mas fiz o máximo possível nestes 4 meses para tentar não o decepcionar, pois conheço a sua ideologia e a sua forma de trabalho, sempre em busca de trazer melhorias e desenvolvimento para este município. Por essa razão, tenho a honra de convidá-lo neste momento para que Vossa Excelência venha aqui receber de minhas mãos a sua cadeira e retomar o exercício de sua função neste legislativo, para a qual foi eleito pelo povo de Bocaina. Mais uma vez, agradeço de coração pela oportunidade a mim concedida e desejo lhe um ótimo trabalho. Muito obrigado!”, finalizou José Francisco.
O vereador Cleudo Nilton iniciou sua fala elogiando o vereador José Francisco durante o tempo em que o mesmo ficou na Câmara, e disse que o mesmo fez um excelente trabalho, além do mais, mostrou que estava preparado para desempenhar essa árdua missão em prol da população bocainense. “Para mim não foi surpresa da forma como Vossa Excelência desempenhou sua função aqui nessa casa, pois conheço seu trabalho e sua dedicação”, frisou.
Vereador Cleudo Nilton - Foto: AgoraED
Em relação ao requerimento do vereador Zé Airton pedindo providências a Agespisa para melhorar o fornecimento de água no bairro Bela Vista, o vereador disse que essa situação já vem se arrastando há muito tempo, e como todos sabem, isso é uma questão de saúde e não consegue entender porque a Agespisa ainda não resolveu o problema que a cada dia que passa só piora a situação dos moradores, frisou.
O vereador Anderson Rego (Vei Dé), que reassumiu o seu mandato parabenizou José Francisco, e disse que ele fez um excelente trabalho durante os últimos quatro meses quando exerceu o seu brilhantemente seu mandato, pois levou para a Câmara alguns requerimentos importantes que irão beneficiar a população bocainense, e que foi muito bem acolhido pelos demais colegas, assim como fizeram com ele no início de seu mandato, falou.
Vereador Anderson Rego (Vei Dé) - Foto: AgoraED
Segundo informou Vei Dé, o que lhe deixou mais chateado durante esses quatro meses ausentes das sessões, foi o fato de ter ouvido de algumas pessoas que o mesmo teria entregado o seu mandato e que não queria mais ser vereador, o que não é verdade, pois tirou apenas uma licença para tratar de assuntos pessoais, e que deixou em seu lugar um colega de partido com muita competência, mas que estava de volta ao Poder Legislativo para concluir o seu mandato ao qual foi eleito, explicou.
O vereador Antônio Filho (Tunico), também teceu elogios ao vereador José Francisco, pois durante o tempo que ficou na Câmara, mostrou compromisso com a população bocainense, e os representou muito bem, além do mais, conhece o seu trabalho mesmo antes dele ter ingressado na política, já que o mesmo é professor da rede municipal e possui uma história muito bonita como educador, falou.
Vereador Antônio Filho (Tunico) - Foto: AgoaED
Tunico disse ainda que todos os requerimentos que são votados na casa, bem como os projetos de lei, o prefeito Dr. Erivelto Barros tem atendido dentro da medida do possível, pois o mesmo é muito sensível com as demandas da Câmara, principalmente quando se trata de benefícios para a população do município. “Parabenizou também o vereador Zé Airton pelo seu requerimento, e pode contar com o meu apoio”, comentou.
O vereador Zé Filho que também se pronunciou, lembrou a todos que o mandato está acima do parlamentar, ele pertence ao partido, por isso entende perfeitamente a atitude do seu colega de bancada, Vei Dé, pois isso já havia acontecido com ele mesmo há alguns anos atrás, inclusive foi criticado, mas que soube assim como ele, também dar a resposta correta para alguns desinformados, falou.
Vereador Zé Filho - Foto: AgoraED
De acordo com Zé Filho, o problema do bairro Bela Vista talvez não seja tão difícil de se resolver, pois basta a Agespisa perfurar um novo e colocar para funcionar, pois toda a tubulação de água já existe incluindo uma caixa d`água, então entende que é apenas uma falta de vontade por parte da empresa que não toma providências, mesmo depois de muita cobrança, frisou.
“Eu gostaria de fazer apenas alguns esclarecimentos aqui a cerca do projeto de tombamento da igreja que apresentei aqui na Câmara, pois ele não tratava de derrubada de igreja, ele tratava sobre a preservação cultural do nosso município da história de nosso município, então o que se fala por aí não é verdade”, explicou o parlamentar.
O vereador Vando Sampaio aproveitou a data do dia (28) de outubro para parabenizar os servidores públicos. Sobre o requerimento do vereador Zé Airton o mesmo falou que tinha o seu apoio e vai aguardar a audiência pública que deverá ocorrer por todo esse mês de novembro, onde será tratado desse tema com os representantes da Agespisa, pois já foi debatido muito sobre esse problema na Câmara, mas nunca foi resolvido nada, então espera que chegue ao um denominador comum nos próximos dias.
Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraED
No seu pronunciamento, o parlamentar informou que tomou conhecimento de um problema parecido com esse na comunidade de Lagoa do Cajueiro, pois a bomba do poço tinha dado problema e os moradores ficaram mais de três dias sem água, mas que parece que já havia sido sanado o problema. “Eu recebi essa informação e me admiro muito o município não ter uma bomba reserva para esses casos, e o que é pior, a população é quem paga por isso, mas espero que a gestão municipal já tenha resolvido o problema”, frisou ele.
No momento em que Vando Sampaio falava sobre o problema, o presidente pediu uma parte e explicou que existia uma bomba de reserva, o problema foi a questão da fase da bomba que não era compatível, e a pessoa que conserta as bombas estava na região da BR 020 e não teve como ir a tempo consertar a bomba que deu problema.
Prosseguindo com o seu pronunciamento Vando Sampaio informou que esteve em Teresina juntamente com o Dr. Josinaldo, o vice-prefeito de Bocaina, Dr. Gilberto Filho, os vereadores Luzimar e Zé Filho acompanhados do deputado estadual Georgiano Neto, onde visitaram o DENOCS e solicitação a perfuração de poços tubulares para o município. “Hoje mesmo nós visitamos algumas localidades do nosso município para ver a real necessidade e lutar para que o órgão execute o serviço”, disse o parlamentar.
Da Redação