A Câmara de Vereadores de Picos em sessão realizada nesta quinta-feira (23), votou e aprovou vários projetos de lei, e como destaque estava o Projeto de Lei do vereador Matusalém, estabelecendo como prioridade no programa minha casa, minha vida, no âmbito do Município de Picos, os beneficiários do programa bolsa família que tenham o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em plenário, o parlamentar defendeu seu projeto de lei, pois entende que como já se trata de um programa voltado para pessoas de baixa renda, e dentro de uma classe social com maior grau de dificuldade, era preciso acrescentar esse projeto que visa beneficiar as famílias que tem no seu seio, pessoas com essas características.
O presidente da Câmara, vereador Dr. Eriberto Barros, também defendeu o seu requerimento durante seu pronunciamento, onde o mesmo requereu do Secretário Municipal de Trânsito, Cristiano Portela, que seja feita sinalização “pare” na Rua São Jorge na Ligação com a Av. Deputado Sá Urtiga no bairro São José.
Presidente da Câmara, vereador Dr. Eriberto Barros - Foto: AgoraED
Veja abaixo os projetos e requerimentos na sessão desta quinta-feira.
PROJETOS QUE FORAM ENVIADOS PARA A COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL COM A FINALIDADE DE RECEBER PARECER TÉCNICO.
- Projeto Decreto Legislativo do Ver. Chaguinha, concedendo o título de cidadão Picoense ao Engº. Civil Manoel Coelho Soares Filho. - Projeto Decreto Legislativo do Ver. Chaguinha, concedendo o título de cidadão Picoense ao Engº. Agrônomo Raimundo Ulisses de Oliveira – Presidente do CREA/PI. - Projeto de Lei do Ver. Marcos Buriti, denominando de Rua José de Sousa Rodrigues a Rua Projetada nº 12, localizada no loteamento Vila Serrana I, no bairro Paraibinha.
PROJETOS VOTADOS EM 1ª VOTAÇÃO.
- Projeto de Lei do Ver. Toinho de Chicá, denominando de Travessa Sebastião Pereira, a Rua Projetada 03, a via pública que tem início na Av. Socorro Eulálio Dantas, cruzando a Rua Zuza Lino II, bairro Aroeiras do Matadouro, nesta cidade de Picos.
- Projeto Decreto Legislativo do Ver. Chaguinha, que dispõe sobre a criação da comenda do mérito Engenheiro Antônio Araújo dos Martírios Moura Fé, para agraciar Engenheiros de qualquer modalidade da engenharia e geociências.
PROJETOS VOTADOS EM 2ª VOTAÇÃO.
- Projeto de Lei do Ver. Antônio Moura, denominando de Vereador Edivá Barroso a Praça Pública, localizada no bairro Catavento.
- Projeto de Lei do Ver. Matusalém, estabelecendo como prioridade no programa minha casa, minha vida, no âmbito do Município de Picos, os beneficiários do programa bolsa família que tenham o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
PROJETOS A SEREM VOTADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA.
- Projeto Decreto Legislativo do Ver. Chaguinha, concedendo o título de cidadã Picoense a Professora Universitária Maria das Dores de Souza – natural de Dom Expedito Lopes.
- Projeto Decreto Legislativo do Ver. Wellington Dantas, concedendo o título de cidadão Picoense ao Sr. Absolon Antônio Ramos.
- Projeto Decreto Legislativo do Ver. Zé Luís, concedendo o título de cidadão Picoense ao Pastor Francisco de Assis da Silva Souza (F. Souza).
REQUERIMENTOS:
Ver. Zé Luís, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feito o serviço de limpeza geral e recuperação da galeria da Rua Antenor Neiva, na lateral da Igreja Presbiteriana no bairro Junco, seja feita recuperação das grades de proteção da quadra de esportes da Praça do PCC no bairro Junco, bem como, seja recuperada a iluminação pública da referida praça.
Ver. Antônio Moura, solicitou da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feito o serviço de pavimentação da Rua Projetada 156 localizada no bairro DNER, seja feita a recuperação do calçamento da Rua Joaquim Timoteo no bairro Passagem das Pedras, bem como, seja feita a reposição das lâmpadas de iluminação pública na Rua Projetada nº 34 no Quilombo no bairro Morada do Sol, bem como, na Localidade Lagoa do Barros próxima ao Povoado Saquinho.
Ver. Wellington Dantas, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feito o serviço de recapeamento asfáltico da Av. João Borges Leal no bairro Belo Norte e seja feita a recuperação da pavimentação da Rua Monsenhor Hipólito, como também, seja feita a complementação do calçamento da referida Rua, no trecho que vai da Av. Severo Eulálio até o seu final no bairro Emaús.
Ver. Filó Portela, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feito o serviço de pavimentação da Rua Alcides Martins no bairro Aerolândia, seja feita a recuperação da Passagem molhada situada no rio guaribas no acesso ao Povoado Alegre, bem como, sejam feitas melhorias na iluminação pública da Rua Projetada nº 288, que dá acesso ao Quilombo no bairro Morada do Sol.
Ver. Chaguinha, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que seja feito o serviço de capina e limpeza geral na Rua Monteiro Lobato, localizada no bairro Junco. Em outro requerimento o Parlamentar requereu ainda da Presidência da Câmara o envio de uma nota de pesar aos familiares enlutados da saudosa Eva Mendes Marques.
Ver. Marcos Buriti, solicitou do Secretário Do Desenvolvimento Econômico, que seja feita higienização de todas as bancas da feira livre de Picos. Ver. Hugo Victor, requer do Governador do Estado e do Secretário de Turismo – Deputado Pablo Santos, que, seja construído um campo de futebol com grama sintética no Povoado Fornos na Chapada do Mocambo, para atender uma solicitação dos desportistas daquela grande região.
Ver. Toinho de Chicá, solicitou da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que, seja feita a reposição das lâmpadas de iluminação pública da Av. Socorro Eulálio Dantas, no trecho que liga a Av. Severo Eulálio ao bairro Aroeiras do matadouro, bem como, seja colocada uma caixa d’água no Povoado Angico Branco, em frente a residência de Dona Francisca de Heleno Feliciano.
Ver. Matusalém, requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, que, seja feita extensões da rede de iluminação pública, com ênfase em 04 (quatro) pontos da Cidade: 01 – Av. Capitão Felipe de Araújo Rocha, trecho do bairro Ipueiras ao Umarí; 02 – Do cemitério São Pedro de Alcantara ao Louzinho Monteiro; 03 – do bairro Pedrinhas ao Povoado Cipaúba e 04 – do bairro Boa Vista ao Residencial Deputado Sá Urtiga, bem como, seja feita alteração para via mão única, as ruas Vicente Baldoino (saindo do balão, passando na praça Antenor Neiva e no Hospital Regional Justino Luz) e a Rua Marcos Parente até a altura do Picoense Clube.
Os Vereadores: Eriberto, Zé Luís, Rinaldinho, Wellington Dantas, Antônio Moura, Hugo Victor, Valdivia e Marcos Buriti, requereram do Secretário Municipal de Cultura que informe a esta Câmara Municipal quais são os critérios que estão sendo usados para distribuição dos recursos da Lei Paulo Gustavo com os artistas de Picos.
Da Redação