Matéria / Cidades

Secretaria de Saúde de Bocaina desenvolve ações para a prevenção e a atenção básica da saúde dos homens em comemoração ao novembro azul

No total, foram atendidos 250 a 300 homens Bocainenses que tenham idade de 50 anos e mais

24/11/2023 | Redação
Foram realizados: exames de PSA totalmente gratuitos, café da manhã, brindes e informações e orientações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata / (Fotos: Leandro Cruz)

 

O bem-estar e a longevidade da população é uma bandeira levantada pela Gestão do Prefeito de Bocaina, Dr. Erivelto Barros, que em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, (24), ações relacionadas à Campanha "Novembro Azul".

 

Dentro das ações da campanha foram realizados: exames de PSA totalmente gratuitos, café da manhã, brindes e informações e orientações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

O Secretário Municipal de Saúde, José Iomar Barros, explica que em "como em todos os anos, neste mês de novembro estamos realizando a campanha do novembro azul para conscientizarmos e incentivarmos os homens a cuidarem e priorizarem sua saúde. Então, durante toda esta sexta-feira, estamos promovendo exames preventivos e de atenção básica para a saúde de homens a partir de 50 anos. No total, foram atendidos 250 a 300 homens Bocainenses que passaram pela triagem conduzida pelas nossas profissionais de saúde", afirma.

 

Segundo a Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Elissandra de Sousa Santos, "o nosso objetivo principal é fazer a coletagem do exame do Antígeno Prostático Específico (PSA) que pode detectar o câncer de próstata. O PSA é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente. É utilizado principalmente para rastrear o câncer de próstata, condição muito comum e uma causa frequente de morte por câncer nos homens. Sabemos que nem todos os homens sentem sintomas de imediato, por isso esse exame é importante para esse diagnóstico, pois quando identificamos quaisquer alterações, encaminhamos os pacientes para o médico especialista, que é o urologista, para tratar o problema ou possível câncer desde o estágio inicial", informa.

 

Por fim, o secretário José Iomar agradeceu a todos e todas os(as) profissionais de Saúde que contribuiram para que a campanha fosse um sucesso de participação:

"Para que isso fosse possível, durante todo este mês, mobilizamos cerca de 35 profissionais de saúde da coordenadoria da atenção básica, as enfermeiras, as agentes comunitárias de saúde, técnicas de enfermagem e colaboradoras da Secretaria de Saúde para que essa campanha atenda todos os homens que necessitam. Então, parabenizo todas essas profissionais e esses profissionais que se dedicaram e se esforçaram tanto para que essa campanha atendesse todos os homens acima de 50 anos ou que tenham fatores de risco", disse.

Após a realização do PSA, os pacientes que apresentarem resultados com alteração terão encaminhamento médico para outras etapas do tratamento, seguindo a realização de exames de imagem para a biópsia que faz o diagnóstico final.

Vejam as fotos:

 

Facebook