Matéria / Cidades

Centenas de fiéis participaram nesta quinta (07) da última noite de novena e missa dos festejos da padroeira de Bocaina

Com mais de 200 anos de tradição, o evento religioso é marcado por louvor, devoção e respeito à santa

08/12/2023 | Redação
Centenas de fiéis participaram nesta quinta (07) da última noite de novena e missa dos festejos da padroeira de Bocaina / Foto: AgoraED

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do município de Bocaina, celebrou na noite desta quinta-feira (07), a última noite de novenário da programação dos festejos que comemora os 269° da padroeira. Com mais de 200 anos de tradição, o evento religioso é marcado por louvor, devoção e respeito à santa.

 

A celebração da Novena e Missa foi celebrada pelo Pe. Marcos Vinicius Rocha Araújo e tinha como animadores os representantes do Poder executivo (Bocaina e Sussuapara), Cras, Filhos Ausentes, Pastoral da Catequese (infantil e adulta).

 

A missa iniciou às 19h00 com a presença de centenas de fieis que se deslocaram de várias cidades da região, além dos fieis que compreendem a paróquia. Como representante do município de Bocaina, o prefeito da cidade Dr. Erivelto Barros, foi um dos que fez parte da celebração com a leitura do livro do Profeta Isaias.

Prefeito da cidade Dr. Erivelto Barros - Foto: AgoraED

Para Dr. Erivelto Barros é sempre um motivo de muita honra em participar mais uma vez da programação dos festejos da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, pois desde quando se entendeu por gente, fez questão de participar não só dos novenários, mas também contribuindo da forma que pode, pois é essa data lhe marca muito através da de sua fé e devoção a santa padroeira, falou ele.

 

 

Segundo o prefeito Dr. Erivelto Barros, os festejos da padroeira de Bocaina que é realizado a exatos 269 anos, é um dos maiores do Piauí e reúne milhares de fieis durante toda sua programação que começa no dia (29) de novembro de cada ano, com uma caminhada da cidade de Picos até a sede do município, e isso marca a fé e a devoção dos devotos da santa, e no último dia que o dia (08) de dezembro encerra com uma grande missa campal.  

“Quero agradecer a todos aqueles que durante todos os dias vieram participar dos novenários e missas, e também vinheira para outros eventos que são realizados em nossa cidade nesse período, pois o bocainense tem de uma forma geral é bastante acolhedor”, frisou o gestor.

No final da missa foi realizada a Quermesse através do grupo EJC, Pastoral da boa ação, grupo Chagas e Maria da Conceição.

Durante esse período, os devotos bocainenses tiveram a oportunidade de expressar sua fé e religiosidade por meio de diversas atividades, como missas, novenas, procissões e momentos de oração. 

Missa Solene da Festa  08/12 (sexta-feira)

05h00 – Missa dos Romeiros.
06:00 – Café dos Romeiros.
07h00 – Missa solene da festa.
Presidente – Dom Plínio José Luz da Silva.
Animadores – Pastoral Litúrgica, Coordenadores de Equipe, e Coordenação Geral.
12:00 – Hora Universal da Graça.
16:00 – Procissão.

09/12 (sábado)

08h00 – Missa da Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Animadores – Grupo do Rosário.
Local – Quadra poliesportiva.

Durante todos os dias do festejo, haverá o ofício da Imaculada Conceição, recitação do terço, novena e missa nos seguintes horários:

12h00 – Ofício da Imaculada Conceição.

18h00 – Recitação do terço.

19h00 – Novena/Missa. 

                                                                                Da Redação

Facebook