O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Mazukiel Alves, participou na manhã desta quarta-feira, 03, de uma reunião deliberativa do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Picos. Em pauta, temas como seleção e homologação da lista de agricultores familiares inscritos junto ao Seguro Safra 2023/2024; logística, planejamento, impressão e entrega dos boletos, além de calendário; avaliação e programação da aração de terras e distribuição de sementes pela Prefeitura de Picos, bem como da avaliação da Lei 7885 para irrigantes e aquicultores. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura.
Secretáro Mazukiel Alves – Foto – Roberto oliveira
Mazukiel Alves, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Picos, destaca que a administração do prefeito Gil Marques de Medeiros mantém grande atenção em assegurar benefícios que garantem a sustentabilidade do trabalhador rural em seu meio.
Membros participantes – Foto – Roberto Oliveira
“Com essa reunião, a gente tende a fortalecer a Agricultura Familiar na nossa região. Discutimos pautas como aração de terra, que é uma marca do prefeito Gil, que sempre atende cem por cento do agricultor com aração de terra. Portanto, é uma reunião importante, pois discutimos também políticas públicas voltadas para o agricultor familiar”, pontua.
Secretário assina Ata de Homologação – Foto – Roberto Oliveira
O Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Picos é composto por órgãos da esfera federal, estadual e municipal. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Francisco Pereira, avalia que as parcerias entre os órgãos é fundamental no que concerne aos benefícios diretos junto ao agricultor.
Membros discutiram pautas voltadas para a Agricultura familiar – Foto – Roberto Oliveira
“O Conselho é fundamental. Ele tem que existir no município. Ele representa toda a Agricultura Familiar. Por exemplo, quando se o agricultor for comprar uma propriedade, via banco, só é possível se o Conselho aprovar. Essas parcerias entre sindicato, Secretaria de Agricultura e outros, trazem benefícios para a Agricultura Familiar”, destaca o gestor.
Francisco Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, ladeado por Mazukliel Alves – Foto – Roberto Oliveira
Os órgãos que integram o Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Picos são: Prefeitura de Picos, Diocese de Picos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Picoense de Comunidades, Câmara Municipal e Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária (antiga Emater). Ao final da reunião, membros participantes assinaram a ata de homologação das demandas apresentadas.
Membros assinam Ata de Homologação – Foto – Roberto Oliveira
Fonte: CCOM