Matéria / Polícia

No Piauí, quase 13 golpes virtuais por dia foram registrados no Piauí

O crescimento foi de 24,2% em comparação com 2022

04/01/2024 | Redação
O crescimento de 23,2% no Piauí foi registrado em comparação a 2022 / (Foto: Reprodução)

Quase 13 golpes virtuais por dia foram registrados no Piauí em 2023, segundo dados da Polícia Civil. Conforme o órgão, 4.661 ocorrências foram registradas no estado ao longo do ano.

O crescimento foi de 24,2% em comparação com 2022, quando foram registrados 3.752 crimes virtuais, e metade dos crimes registrados em 2023 correspondem à prática de estelionato.

12 milhões de brasileiros são vítimas de golpes na internet; veja os mais  comuns | Gastar Bem | Valor Investe

 

A professora Daina Ribeiro foi uma das vítimas, que alugou uma casa para um homem que pagou dois meses adiantado e, uma semana depois, descobriu que ele teria anunciado o imóvel e pretendia vendê-lo.

"O síndico do codomínio entrou em contato comigo e me perguntou se eu estava vendendo, porque várias pessoas estavam chegando na portaria e diziam que queriam olhar o apartamento, que haviam se interessado na venda. Só então percebi a tentativa de golpe", relatou.

Por conta disso, em 2022 o policial civil do Piauí Maiccon Sousa criou um E-book com orientações e alertas sobre os golpes mais comuns.

"Penso que aumentou a demanda na pandemia porque a população estava fragilizada, abalada, e os criminosos atuando a todo vapor, criando sempre estratégias para conseguir recursos. Eles se aperfeiçoam rápido", afirmou o policial criador do E-book.

 

Dicas básicas para a prevenção

O agente de segurança listou alguns cuidados que os cidadãos devem ter para não cair em golpes. São eles:

1. Desconfie sempre!

2. Não passar senhas para outras pessoas

3. Habilitar a verificação em duas etapas de aplicativos como Instagram e WhatsApp

4. Não clicar em links suspeitos, que o remetente é desconhecido

Com informações do Portal G1 Piauí

Facebook