O mês de janeiro é marcado pelo alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, pensado nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, por meio do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), intensificou ainda mais as ações e serviços sobre saúde mental na cidade.
Na tarde da última terça-feira (16), o CAPS II realizou uma caminhada em alusão à Campanha Janeiro Branco, visando chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
A Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, destaca a importância de alertar a população sobre as doenças decorrentes do desequilíbrio da saúde mental.
“Estamos querendo chamar a atenção da população para a temática, por isso, o tema da nossa campanha é “Saúde mental, enquanto há tempo”. Atualmente a Organização Mundial da Saúde alerta a sociedade sobre os números alarmantes de pessoas depressivas, ansiosas e com transtornos de bipolaridade, e sobre o que fazer para prevenir essas doenças mentais”, explicou.
Aurelândia Leal também falou sobre como funciona os serviços de saúde mental dentro dos CAPS de Picos.
“A procura pelos serviços do CAPS aumentou desde a pandemia. Picos tem uma rede psicossocial muito boa, mas tem pessoas que ainda não conhecem, então, nessas ações nós enfatizamos onde fica localizado cada CAPS, e como ela pode procurar os nossos serviços também nas Unidades Básicas de Saúde, Posto de Saúde, CRAS e CREAS, onde temos profissionais de qualidade e humanizados para atender a população”, pontuou.