A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, realizou na manhã desta quinta-feira, 25, o lançamento oficial da I Semana Municipal do Trânsito. O lançamento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Trânsito. A referida campanha foi aprovada pela Câmara Municipal por meio de um Projeto de Lei, e tem por objetivo básico, de acordo com o Secretário de Trânsito local, Cristiano Protela, educar, orientar e conscientizar condutores de veículos e a sociedade em geral, acerca de um trânsito seguro para todos.
Secretário Cristiano Portela no lançamento da campanha – Foto – Roberto Oliveira
“Conversamos com a delegacia da PRF e foi colocada a ideia de realizarmos a I Semana Municipal de Trânsito. Temos a Semana Nacional do Trânsito, que a Secretaria sempre adere a esse calendário. O interessante é que vamos realizar a Semana de Trânsito em conjunto com a PRF. Foi uma semana criada por Lei, através do prefeito Gil, enviado e aprovado pela Câmara Municipal. A ideia central é envolver a sociedade em geral, porque queremos que esse evento seja marcado como base da nossa contribuição para um trânsito melhor para a nossa cidade”, pontuou Cristiano Portela.
Parceria
O Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Mateus Gomes, juntamente com outros agentes, participaram do lançamento da I Semana Municipal de Trânsito. O policial destacou a importância da parceria no sentido de mobilização/conscientização da sociedade a respeito da segurança viária como forma de benefício para o bem-comum.
Ao centro, Mateus Gomes, PRF – Foto – Roberto Oliveira
“O trânsito é feito por todos: pela PRF, pela Secretaria de Trânsito, o condutor e os usuários. O trânsito é um conjunto de indivíduos que idealizam esse trânsito. A ideia é que todos obedeçam a Lei e andem de forma adequada. Então, temos que focar de forma que consigamos gerar um trânsito seguro na cidade”, sublinha.
O Secretário Cristiano Portela, na sua explanação, salienta a participação efetiva da sociedade, como parte integrante das ações propostas pela I Semana Municipal de Trânsito. Segundo o gestor, a participação da sociedade é fundamental para o sucesso da referida campanha junto ao público.
“Sem a participação efetiva da sociedade, não vamos conseguir realizar esse evento com sucesso. Nós vamos estar em escolas, empresas. Conversaremos com mototaxistas/taxistas e todos aqueles que compõem a sociedade. A gente precisa das pessoas como um todo, que fazem parte do nosso trânsito. Sem elas, nós não vamos ter êxito nesse projeto”, lembra.
A I Semana Municipal de Trânsito se inicia no próximo dia 05 e se estende até o dia 08 do corrente mês. Sua programação é voltada justamente para educação e orientação junto aos agentes sociais, no caso específico de taxistas, mototaxistas, condutores em geral, assim como pedestres, entre outras. As ações consistem na realização de palestras educativas e distribuição de panfletos nas vias da cidade.
Confira a Programação!
Fonte: CCOM