A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (08), sob a presidência da vereadora Clarete Rabêlo, a sessão ordinária que tinha como pauta, um requerimento que foi apresentado pela presidente, onde solicitava da gestão municipal que fosse instaladas duas câmaras de segurança na entrada principal da sede do município, além do Projeto de Lei nº 01/2024, que dispõe sobre a autorização para correção dos subsídios dos vereadores de acordo com o índice de inflação oficial e da outras providências.
O referido projeto passou pelas comissões permanentes, onde o mesmo recebeu parecer técnico e foi colocado em votação na primeira sessão, já que estava previsto uma segunda sessão logo após as votações.
Após a leitura da pauta, a presidente Clarete Rabêlo concedeu a palavra aos vereadores para que os mesmos pudessem se pronunciar. O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Ricardo Rodrigues que iniciou sua fala, parabenizando as mulheres pela passagem do dia 8 de março onde destacou a importância do reconhecimento da mulher na sociedade, também se manifestando sobre o requerimento da Vereadora Clarete, que solicita câmeras de segurança nas entradas e saídas do município, sugerindo que colocasse nas 3 principais vias de acesso à cidade, ao tempo em que lembrou que só com a instalação do GPM na entrada da sede já inibiu muitos assaltos na cidade.
Vereador Ricardo Rodrigues - Foto: AgoraED
Ainda em seu discurso informou ser favorável ao projeto que corrige o subsídio dos vereadores, na oportunidade em que também agradeceu o secretário Tizé pela terraplanagem feita na lagoa dos Marcelinos, feito muito importante para aquela comunidade.
Em seguida a vereadora Elenilsa Gabriel que em breve pronunciamento parabenizou todas as mulheres em especial as mulheres santanenses, pela passagem do dia Dia da Internacional da Mulher, informou ser favorável ao requerimento que solicita instalação de câmeras de segurança nas entradas e saídas do município, considerado a necessidade de reforço na segurança do município.
Vereadora Elenilsa Gabriel - Foto: AgoraED
O vereador João Guilherme durante seu discurso enalteceu a importância da mulher na sociedade desde o contexto histórico e atual, pela passagem do dia 8 de março, ao tempo em que expressou suas homenagens e parabenizou a todas.
Vereador João Guilherme - Foto: AgoraED
O vereador João de Deus (Deuzm) em sua fala, destacou e parabenizou pelos trabalhos realizados na casa legislativa pela atual presidente Clarete Rabelo, na oportunidade em que também destacou a passagem do dia 8 de Março parabenizando as mulheres por esse dia que é comemorado em toda sociedade.
Vereador Deuzim - Foto: AgoraED
O vereador Francisquinho na tribuna expressou os parabéns às mulheres, avaliou positivamente a iniciativa da vereadora Clarete quanto a solicitação das câmeras de segurança. Em requerimento verbal que seja instalado não apenas 2 câmeras, mas sim em todas as entradas principais da sede do município, a exemplo do cruzamento da Rua 15 de Novembro, e demais acessos.
Vereador Francisquinho - Foto: AgoraED
Ainda durante seu pronunciamento manifestou-se favorável ao projeto que reajusta o subsídio dos vereadores, frisando ser justa e prevista em lei, ao tempo em que pediu esclarecimentos ao executivo municipal em relação ao concurso, pois muitas pessoas que fizeram e foram aprovadas já lhe procuraram para saber sobre a finalização e chamamento para ocupação dos cargos, defendendo que haja o mais breve possível o chamamento.
A presidente da Câmara Clarete Rabêlo inicialmente em sua fala justificou que o requerimento para instalação das câmeras de segurança foi oriundo de um pedido do GPM local, na pessoa do Marlon, considerando ser de fundamental importância para a segurança local. A parlamentar também agradeceu aos vereadores que se posicionaram favoráveis ao referido requerimento, destacando que o mesmo poderá ser alterado para incluir o pedido de não apenas duas câmeras, mas sim de quantas forem necessárias para suprir as vias principais de acesso à sede do município.
Presidente da Câmara, vereadora Clarete Rabêlo - Foto: AgoraED
A vereadora também informou sobre a obra de calçamento recém iniciada que liga a PI - 375 a Chapadinha da Lagoa (Casa de Lider Júnior), alertando que a população em breve terá que utilizar e desvio lá por Daniel Cassiano saindo na Lagoa Seca, bem como informou que quando as obras chegarem próximo a ladeira a equipe de obras fará primeiro um lado e depois o outro, haja vista impossibilidade de fazer um desvio.
Ressaltou o dia 8 de março, e a importância da mulher na sociedade atual, parabenizando a todas, informando que haverá comemoração semelhante a do ano passado, em parceria com a secretaria de cultura e câmara municipal será promovida uma linda homenagem para as mulheres, com data a ser definida nos próximos dias, cujo o convite já está feito desde já.
Ao final de sua fala informou que próxima sessão ordinária acontecerá dia 12 de abril. Em seguida colocou em votação o requerimento e o projeto de lei que foram aprovados por unanimidade.
Da Redação