Matéria / Cidades

Câmara de Bocaina realiza sessão e vereadores debatem ações deficitária da gestão municipal

A sessão foi presidida pelo vereador José Airton Cipriano

10/03/2024 | Redação
Câmara de Bocaina realiza sessão e vereadores debatem ações deficitária da gestão municipal / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Bocaina, realizou neste sábado (02), sessão ordinária que foi presidida pelo vereador e presidente da casa, José Airton Cipriano (Zé Airton), e que teve como pauta apenas um requerimento que foi apresentado pelo vereador Zé Filho, que pede mudanças no trânsito e regulamentação no trânsito da sede do município.

O vereador Tunico que usou a tribuna da Câmara, apenas parabenizou a gestão municipal pela organização do carnaval da Barragem de Bocaina, e que segundo ele, foi um dos maiores dos últimos tempo.

Vereador Tunico - Foto: AgoraED

O parlamentar ainda destacou melhorias que estão sendo feitas pela gestão que visa melhorar a vida da população, e falou que apoiava o requerimento do seu colega por entender que ele é bastante relevante e necessário, frisou.

O vereador Cleudo Nilton, comentou sobre a missa de ano do falecimento de João Neto, um bocainense que deixou muita saudade para seus entes queridos. “Como todos sabem, o João Neto era muito meu e amigo e lutou bastante para que eu pudesse ser eleito vereador, então nós tínhamos uma ligação muito forte”, frisou ele.

Vereador Cleudo Nilton - Foto: AgoraED

 Cleudo Nilton também parabenizou o vereador Zé Filho pelo seu requerimento, e disse que ele foi apresentado em boa hora, pois era preciso realmente que alguém olhasse para a questão do trânsito na cidade de Bocaina, e o trecho mencionado no pedido é bastante complicado, falou.

O vereador Zé Filho usou a tribuna para defender o seu requerimento, onde pediu que a gestão municipal coloque como mão e contramão o acesso entre a praça e a igreja matriz, já que muitos condutores de veículos costumam usar apenas uma, e isso tem causado complicações no trânsito naquele trecho.

Vereador Zé Filho - Foto: AgoraED

De acordo com o parlamentar, naquele trecho já foi registrado muitos acidentes, então a melhor solução é regulamentar o trânsito, e não custa nada fazer a sinalização tanto de forma horizontal como vertical.  “Também quero apresentar outra demanda que é um bingo que estar sendo realizada pela APAB da cidade de Bocaina, que é uma entidade filantrópica que cuida de animais de rua, e como a entidade não tem verba para se manter e depende de doação, ela está realizando esse bingo para arrecadar fundos para comprar ração e medicação para os animais”, disse Zé Filho.

O parlamentar lembrou que já tinha apresentado outro requerimento onde pediu a gestão municipal que apresentasse um projeto visando o controle de animais de rua como cães de gatos, pois sem esse controle, a proliferação na reprodução dos mesmos é muito grande, citou.

O vereador Vando Sampaio iniciou sua fala, dizendo que recebeu algumas mensagens de pessoas que residem no município dizendo que a Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia liberado o atendimento, pois até agora não foi agendado, então o mesmo solicita do gestor da pasta, que veja a situação dessas pessoas que precisam fazer o agendamento dos exames laboratoriais para que os mesmos sejam atendidos.

Vereador Vando Sampaio - Foto: AgoraED

Segundo o parlamentar existe exames pedidos a mais de 30 dias sem ser agendado, então precisa que a secretaria se posicione a esse respeito. “Os exames de ressonância, tomografia ou até mesmo de radiologia, eu entendo que deve demorar um pouco mais, mas os laboratoriais não podem demorar tanto assim sem agendamento”, criticou ele.

O vereador ainda citou um caso de uma denúncia de uma mãe de uma aluna que não tem acesso ao banheiro da Escola Municipal Urbano Leal, por que o mesmo não estar preparado de forma adequada para receber pessoa com deficiência, mesma ela tendo passado por uma reforma no ano passado, o que classificou de absurdo.

“Isso é inaceitável em pleno Século XXI uma aluna que necessita de um cuidado maior, não acesso adequado a um lugar público e de uso pessoal como é um banheiro, e se tratando de uma escola, a situação é pior ainda. Então como representante da população na Câmara, tragou esse assunto para esta casa para ser debatido, e peço a gestão municipal e a secretaria municipal de Educação que resolva o problema o mais rápido possível”, disse ele.

O vereador Anderson Rego (Vei Dé) durante sua fala na tribuna, também defendeu a regulamentação do trânsito no trecho que compreende a praça e a Igreja Matriz, por entender que somente desta forma criando mão e contra mão, é que alguns acidentes que já foram registrados naquele setor poderão ser evitados, disse.

Vereador Vei Dé - Foto: AgoraED

Vei Dé chamou a atenção também para os animais que são criados soltos no município, inclusive chegando a circular por ruas e praças da cidade de Bocaina. “A gestão municipal tem responsabilidade sobre isso? Sim, ele tem, mas os criadores também tem, então a forma mais sensata é manter os animais presos para evitar acidentes não só nas vias públicas, mas também nas rodovias que cortam o município, alertou ele.

O parlamentar disse ainda, que em relação ao problema na escola Urbano Leal que envolveu a aluna que não teve acesso ao banheiro, ele disse que realmente isso não poderia acontecer e espera que a gestão municipal resolva o problema o mais rápido possível.

No final da sessão o presidente colocou em votação o requerimento que foi aprovado por unanimidade.

 

Da Redação

Facebook