A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Posto de Assistência Médica (PAM), estará realizando atividades em alusão ao mês de combate à Tuberculose.
As ações serão realizadas em parceria com as Unidades de Estratégia de Saúde da Família, para que assim, haja uma avaliação e encaminhamento dos sintomáticos respiratórios para o PAM.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer como ossos e órgãos como os rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Assista a entrevista do Coordenador do PAM, Gilberto Valentim, a TV Cidade Verde:
Para o mês de Combate à Tuberculose, o PAM desenvolverá atividades durante todo o mês de março tanto na sede do Posto de Assistência Médica, quanto nas unidades prisionais do município.
Realizará ainda uma blitz educativa no dia 21 de março, às 8h da manhã, na via pública denominada Estrada de Santos, próxima a Igreja Sagrado Coração de Jesus.
As ações têm como finalidade conscientizar a população para os sintomas mais comuns da doença que são: tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente no período da tarde e alertar para a prevenção, que acontece por meio da vacina BCG (obrigatória) para menores de um ano, bem como em caso positivo da doença, iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Para mais informações, a população picoense pode entrar em contato com o PAM através do número (89) 99921-3134 ou ir até a unidade de atendimento localizada na rua São Sebastião, bairro Canto da Várzea, próxima ao posto Facilite.