Matéria / Polícia

Homem é preso pela 2ª vez por ameaçar estuprar mulheres em perfis falsos no Instagram

26/03/2024 | Redação
/ (Foto: Policia Civil de Teresina)

 

Um homem identificado por Erisvaldo Kaique Rodrigues da Silva foi preso acusado de criar perfis falsos no Instagram e usá-los para ameaçar estuprar mulheres em Teresina.

Ele foi detido no bairro Mocambinho, zona Norte da Capital, por força de mandado de prisão. Erisvaldo tem 20 anos e já havia sido detido em 2023 acusado de crime de perseguição.

Na ocasião, a polícia informou que ele usava as redes sociais para entrar em contato com as vítimas enviando mensagens de cunho sexual.

“Ele foi preso em 2023 pela mesmo crime que cometeu agora. Criava perfis falsos no Instagram e ameaça várias vítimas mulheres de estupro. Com ele, apreendemos aparelhos celulares e um notebook”, explicou o delegado Alisson Landim, adjunto da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

Erisvaldo Kaique teve seu mandado de prisão expedido pela Central de Inquéritos. Ele responderá pelo crime de stalker, termo em inglês para “perseguição”.

A polícia disponibilizou o número 86 99521-2385 para que novas vítimas possam denunciar caso tenham passado por algo semelhante.

Outra opção é comparecer à sede da DRCI, que fica na Av. João XXIII, 5325 - Santa Isabel.

 

Crime de Perseguição

O crime de perseguição pelo qual E.R.K.S responderá está previsto na Lei 14.132 de março de 2021.

O dispositivo classifica como perseguição o ato de “perseguir alguém reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.

A pena prevista para o crime de perseguição é de seis meses a dois anos de prisão e pagamento de multa que pode ser aumentada pela metade em caso de a vítima ser criança, adolescente ou idoso.

Homem é preso após criar perfis falsos em rede social e ameaçar estuprar mulheres

Com informações do Portal O Dia e da Polícia Civil de Teresina

Facebook