A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início na madrugada da próxima quinta-feira (28), em todo o território nacional, a Operação Semana Santa 2024, que se estenderá até às 23h59 do Domingo de Páscoa (31).
As ações de fiscalização compõem o calendário de fiscalização viária da PRF, na busca por promover um trânsito mais seguro durante feriados prolongados.
A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo com 5 dias de significado religioso para os cristãos, ela termina em 31 de março.
Apenas na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, é considerado feriado nacional. Contudo, em alguns municípios é decretado ponto facultativo a partir da quinta-feira (28).
Sendo assim, a PRF realizará Operação temática com duração de quatro dias, onde fiscalizações serão realizadas em pontos estratégicos a fim de coibir as principais infrações de trânsito que põe em risco a segurança de todos os usuários das rodovias federais.
O não uso do cinto de segurança e de outros dispositivos que reduzem a letalidade em acidentes não passarão batidos durante as fiscalizações.
Deixar de usar o cinto de segurança é infração de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação.
A infração por estar sem capacete na moto, seja como piloto ou passageiro, é considerada gravíssima e sujeita a multa de R$293,47, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.
Na Operação Semana Santa, os policiais também atuam no combate do excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido e na mistura álcool e direção.