Matéria / Cidades

Câmara de Santana do Piauí realiza ação e discute plano de carreira da Educação dos servidores municipais

13/04/2024 | Redação
Câmara de Santana do Piauí realiza ação e discute plano de carreira da Educação dos servidores municipais / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou nesta sexta-feira (12), sessão ordinária que foi presidida pela vereadora e presidente da casa, Clarete Rabêlo, onde teve como pauta a discursão do plano de carreira dos servidores da Educação do município.

Na abertura dos trabalhos a presidente concedeu um espaço na forma regimental, para que a presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SISPMESPI), Leidiane Silva, fizesse um breve pronunciamento acerca do andamento das negociações da categoria com o Poder Executivo Municipal. Durante sua fala, a mesma pediu que os vereadores aprovassem o plano quando chegasse na Câmara. Ela também pediu que os vereadores cobrassem da prefeitura, a convocação dos novos concursados, pois eles estão aguardando ansiosamente por este momento, disse a representante da categoria.

Leidiane Silva presidente do SISPMESPI - Foto: AgoraED

Leidiane ainda agradeceu aos parlamentares pela oportunidade, e disse que há 5 anos a categoria não teve nenhuma atualização, então chegou a hora dessa valorização, frisou ela.

Vereador Ismael – Em seu pronunciamento agradeceu a presença do sindicato da educação presente na sessão, onde relembrou que desde o início da gestão tem cobrado a atualização desse plano, e que logo que houver a aprovação, o sindicato possa incentivar as demais classes a lutar por benefícios, planos e carreira para qualquer categoria, pois todos são trabalhadores e fazem a administração acontecer, na oportunidade em que cobrou a nomeação e homologação do concurso pela gestão municipal.

Vereador Ismael Borges - Foto: AgoraED

Ainda em sua fala, comentou sobre uma obra que foi paralisada no Povado Queimada da Ema, onde segundo informações a obra já teria iniciado mas por questões políticas todo o material já colocado foi retirado, sendo que a justificativa dada pela gestão não condiz com a realidade, lamentando o fato, destacando que a situação transmite um certo desrespeito com a população do santanense, ao tempo em que também ressaltou a prevalência do respeito, pedindo a todos a compreensão e responsabilidade na pré-campanha e campanha eleitoral que se aproxima, sem que haja conflitos ou desavenças.

Vereador Francisquinho – Em sua fala, expressou apoio a demanda do sindicato dos trabalhadores em educação, solicitando também a gestão municipal, providências quanto a casa de apoio em Teresina, pois recebeu reclamações de populares que lá recentemente estiveram e relataram acerca da sujeira, falta de segurança e outros problemas.

Vereadro Francisquinho - Foto: AgoraED

Lamentou sobre o cancelamento da obra do calçamento no Povoado Queimada da Ema, uma vez que já tendo sido feito o projeto e iniciado a obra.

Aos professores e recém aprovados no concurso, informou que reconhece justa a reivindicação da categoria, onde aproveitou para lembrar que desde o início da gestão também tem pedido acerca de alterações no plano da saúde, quadro de enfermagem e técnico de enfermagem (antigo auxiliar de enfermagem) e suas devidas equiparações.

Vereador Ricardo – Inicialmente em sua fala, agradeceu a presidente do sindicato e demais membros e profissionais da educação presentes na sessão, onde deu boas-vindas aos novos professores aprovados no concurso, ressaltou seu posicionamento a favor da aprovação do projeto, acreditando que os demais também irão aprovar.


Vereador Ricardo Rodrigues - Foto: AgoraED

Em requerimento verbal, solicitou da secretaria de obras, que se faça o roço das margens rodovia PI-375 pelo menos até a Queimada da Ema, a situação encontra muito perigosa dificultando a visibilidade.

Vereador João Guilherme – Em seu pronunciamento agradeceu a presença dos representantes do sindicato e ressaltou a importância do projeto que atualiza o plano de carreira, lamentando que há anos há essa defasagem, segundo o parlamentar a aprovação, não é apenas visando diretamente o salário do profissional da educação, mas sim toda a cidade, nossos alunos e sobretudo a qualidade da educação do município, expressando que independente de política, embora ano eleitoral, haverá aprovação por unanimidade, uma vez que justa e fundamental a demanda, ao final também comentou sua pré-candidatura a prefeito onde a mensagem principal será a de união e unir as famílias, prezando pelo respeito a cada cidadão e posicionamento político.

Vereador João Guilherme - Foto: AgoraED

Vereadora Elenilsa Gabriel – Em sua fala, informou que o projeto que trata da atualização plano dos profissionais da educação já está sendo visto com bons olhos pela gestão municipal e logo chegará para a câmara para sua análise e votação, justificou que a prefeita Maria José está atenta e todo direito será garantido aos profissionais. A respeito do concurso, parabenizou os aprovados, e informou que o decreto para convocação está sendo finalizado e providenciado pela gestão municipal.

Vereadora Elenilsa Gabriel - Foto: AgoraED

Sobre o calçamento da Queimada da Ema, justificou que a mesma foi cancelada pois conforme a nota oficial da prefeitura, estava fora dos padrões e moradores não cederam a metragem necessária para chegar a metragem adequada, destacando ainda que a gestão está em diálogo com proprietários das terras para que possam chegar a metragem ideal para retornar a obra.

Quanto a casa de apoio em Teresina informou que recentemente a mesma passou por reforma, e infelizmente durante a reforma há certo incômodo quanto ao material, aproveitando para informar que na presente data a mesma já se encontra finalizada em pleno e regular funcionamento, ao tempo em que convidou a todos os presentes a participaram da programação alusiva aos 32 anos de emancipação do município, que terá vasta programação.

Vereador Antônio de Hercília – Em seu discurso agradeceu a presença dos professores e sindicato, onde se posicionou favorável à aprovação do plano de carreira que em breve chegará à casa legislativa.

Vereador Antônio de Hercília - AgoraED

Ainda em seu pronunciamento, sobre calçamento em andamento na Chapada da Lagoa, justificou que a pedreira que fornece o material está com o acesso inviável devido as últimas chuvas, ao tempo que pediu a compreensão dos moradores, que logo a obra será retomada e brevemente entregue a população.

Vereador Deuzim – Em breve pronunciamento, agradeceu a presença do sindicato e populares na sessão, onde também se manifestou favorável à aprovação do plano, o que considerou ser de grande importância para educação municipal.

Vereador Deuzim - Foto: AgoraED

Vereadora Clarete Rabelo – Em seu pronunciamento agradeceu a todos os presentes, expressando votos de otimismo quanto a aprovação do projeto que trata do plano de carreira da educação, onde se comprometeu a informar a mesa diretora do sindicato quando houver a chegada do projeto a câmara municipal, para que seja detalhadamente analisado e discutido antes de colocar em votação.

Vereadora e presidente da Câmara, Clarete Rabêlo - Foto: AgoraED

Durante sua fala aproveitou para dar boas-vindas aos aprovados no último concurso, que logo serão empossados, ressaltando a parlamentar que também na condição de educadora se coloca sempre a disposição das causas da população independente de lado político, especialmente numa causa que beneficiará a educação como um todo.
Sobre o calçamento citado pelo Antônio de Hercília, mais uma vez ressaltou e pediu a compreensão da população, por conta da paralisação das obras devido impossibilidade de aquisição do material, pois os acessos aos depósitos de areia e pedra estão comprometidos por conta das chuvas, mas que logo será retomada, ressaltando que todas as ruas incluídas no projeto dos 20 mil metros conseguidos via emenda do deputado Pablo Santos serão feitas.

Convida sempre a população a sempre estar presente nas sessões, informando que a próxima sessão ordinária acontecerá dia 24 de abril as 19h.

Fonte: Noticiaempauta

Facebook