Matéria / Cidades

Prefeitura de Picos inicia campanha de vacinação nas Escolas da Rede Municipal de Ensino

15/04/2024 | Redação
Cerca de 52 escolas da rede municipal de ensino receberão as equipes de saúde / (Fotos: Milene Silva / Rawena Sousa)

 

Na manhã desta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, deram início a semana de vacinação nas escolas.

 

A primeira escola a receber a equipe de vacinação foi a Escola Municipal Tia Celeste, onde alunos entre 12 a 14 anos receberam imunização contra Febre Amarela, Meningocócica e HPV.

 

A campanha vacinal tem como principal objetivo promover a saúde no ambiente escolar, visto que, alguns pais não conseguem se dirigir até os postos de vacinação.

 

A Secretaria de Educação, Diana Belo, afirma que: "nós estamos sempre tratando educação e saúde como prioridade, além dos outros setores da gestão, por determinação do nosso prefeito Gil Paraibano. A abertura oficial da campanha de multivacinação nas escolas é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e de Educação de Picos, em um esforço conjunto para atingir as metas do Selo Unicef. É um trabalho que realizamos para cumprir também o desejo de nosso prefeito Gil, que é o de ver nossas crianças saudáveis e as famílias mais seguras de que estamos fazendo tudo ao nosso alcance para que seus filhos tenham um aprendizado significativo e transformardor!"

 

O secretário de saúde, Aldo Gil, falou a respeito da importância de os pais manterem a caderneta de vacinação de seus filhos, atualizadas.

“Convido todos os pais para estarem, na medida do possível, trazendo seus filhos aqui para que possam está sendo vacinados”, disse Aldo Gil.

 

O secretário reforçou ainda a presença das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), na campanha de vacinação.

“As equipes de PSF, de cada região, estarão sendo responsáveis por levarem essas vacinas para que nós possamos cobrir todo o objetivo do Ministério da Saúde aqui no munícipio de Picos”, finalizou o secretário.

 

De acordo com o coordenador de imunização, Taylon Yago, 52 escolas do município receberão as equipes de imunização. Os atendimentos nas escolas acontecerão conforme o funcionamento das mesmas.

A ação visa prevenir doenças virais e bacterianas. “Nós vamos está avaliando a caderneta dessas crianças até 14 anos de idade e, mediante necessidade dessas vacinas da campanha, aplicando as vacinas”, explicou o coordenador.

 

Dona Genilda Nascimento, mãe de aluno na escola Tia Celeste, expressou gratidão pela iniciativa. “Eu achei muito importante. Cheguei cedo, mas estou muito feliz porque vou vacinar o meu filho. Agradeço a equipe”, finalizou dona Genilda Nascimento.

Facebook