Matéria / Cidades

Câmara de Santana realiza sessão e aprova requerimento

26/04/2024 | Redação
Câmara de Santana realiza sessão e aprova requerimento / Foto: AgoraED

A Câmara Municipal de Santana do Piauí, realizou na noite desta sexta-feira (26) sessão ordinária que foi presidida pela vereadora e presidente da casa, Clarete Rabêlo (MDB), onde tinha como pauta um requerimento que foi apresentado pela vereadora Elenilsa Gabriel onde denomina a praça recém-construída pela prefeitura de Praça da Liberdade.

Após a abertura dos trabalhos, a presidente concedeu o uso da palavra para que os vereadores pudessem se pronunciarem. O vereador Ismael Borges iniciou sua fala, parabenizando toda população santanense pelos 32 anos de emancipação política do município, e desejou que a população tenha dias mais prósperos do que os atuais.

Na tribuna o parlamentar disse que fez uma denuncio junto ao Tribunal de Conta do Estado do Piauí (TCE), sobre uma licitação que seria realizada pela Prefeitura Municipal de Santana do Piauí, que segundo ele, tinha várias irregularidades, e por isso o tribunal notificou a gestora para que desse esclarecimentos a respeito do fato, e que no final o certame terminou sendo cancelado.

Vereador Ismael Borges - Foto: AgoraED

Pois como vereador e fiscal da lei, é seu dever fiscalizar tudo que considerar que esteja irregular no município, e não importa se é a Câmara Municipal ou a prefeitura, primeiro cumpre o seu dever de zelar pelo bem público, e depois procura as autoridades competentes para resolver os problemas encontrados, frisou ele.

Ainda durante sua fala, Ismael Borges, disse que não ver motivos para que seu requerimento não fosse recebido pela mesa diretora, já que em outros momentos outros requerimentos foram recebidos. O parlamentar perguntou a presidente da casa quando era que ela iria chamar os concursados, já que o concurso já havia sido homologado pela prefeitura, pois os aprovados estão aguardando o chamamento, disse.

O vereador Francisquinho (MDB), parabenizou a população santanense pelo aniversário de emancipação política do município, e falou que sempre participou de todos os momentos, mas que dessa vez iria faltar, pois não estava bem de saúde, e por isso, iria se recolher, falou.

Vereador Francisquinho - Foto: AgoraED

Francisquinho disse que os aterros que estão tirando na ladeira da Serra do Tanque quando chove, o mesmo está descendo todo e termina entrando nas casas e causando prejuízos, então, o mesmo solicita da secretaria municipal de Obras que tome as devidas providências.

A vereadora Clarete Rabêlo (MDB), também parabenizou o município pelos seus 32 anos de emancipação política, e pediu a Deus que continue cuidando e abençoando cada vez mais a população de Santana do Piauí. A presidente informou que os trabalhos da casa legislativa só retornarão na próxima quinta-feira (02), já que segunda-feira (29) é o aniversário da cidade, e, portanto, feriado, na terça-feira será ponto facultativo e na quarta-feira (01) de maio é feriado nacional.

vereadora Clarete Rabêlo - Foto: AgoraED

Sobre os requerimentos apontado pelo seu colega de bancada, Clarete Rabêlo disse que realmente essa era uma prática antiga e errada, isso chegou acontecer no início de sua gestão, mas que a partir de agora irá cumprir o regimento interno da Câmara, todo e qualquer requerimento deverá cumprir o prazo regimental que é de no mínimo de 48:horas antes da sessão, seja apresentado por quem quer que seja, disse ela.

“Somente os requerimentos em caráter de urgência poderão ser feitos depois desse prazo, inclusive até no mesmo dia da sessão, no mais, não aceitarei que ninguém descumpra o regimento da Câmara”, falou.

Em relação ao concurso público, Clarete Rabêlo disse que como foi a prefeitura que realizou o certame cabe a ela fazer a convocação, pois o prazo para chamar os aprovados é de 02 anos a partir da homologação do mesmo. “Agora se a competência da convocação for da Câmara, chamarei os aprovados com maior prazer, isso não é problema para mim, pelo contrário, mas se a competência for a gestão municipal, vou aguardar ela chamar”, finalizou.

No final da sessão, a presidente colocou em votação o requerimento, que foi aprovado por unanimidade. Em seguida, foi convocada uma segunda sessão para tratar de temas administrativos.

Da Redação

Facebook