Nesta sexta-feira (14 de junho) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Em Picos, o Hemocentro Regional preparou a unidade para receber os doadores durante todo o mês de junho. O objetivo é sensibilizar a comunidade para o ato de doar sangue.
Quem está realizando este gesto pela segunda vez é a dona de casa Socorro Neuma. Ela destaca que doar sangue traz um sentimento de renovação em que uma outra pessoa está sendo ajudada.
"É um gesto nobre de salvar vidas. Quem doa independentemente de quem vai receber, é algo gratificante, pois se trata de vida ou morte. É sempre bom doar para que outras pessoas sejam ajudadas", destacou Socorro Neuma.
A coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista, explicou que durante todo o mês uma vasta programação está sendo preparada.
"Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue, um data muito esperada pelos doadores e também pelas instituições parceiras. Durante todo o mês, considerado Junho Vermelho, trabalhamos a sensibilização dos nossos doares para que possam comparecer ao Hemocentro e realizarem a sua doação. Afinal doar sangue pode salvar vidas", disse.
Ana Paula ainda fez um alerta sobre o nível de estoque que se encontra estável. No entanto, a demanda atendida é de 55 municípios da região.
Nosso estoque hoje se encontra estável, mas sempre digo que não podemos relaxar, principalmente o Hemocentro Regional de Picos. Não atendemos só Picos, mas pelo menos outras 55 cidades, por isso a importância de doações diárias que repassamos para transfusão. Assim, essa conta nunca fechou, em média realizamos 20 doações. É uma busca diária, onde buscamos sensibilizar nossos parceiros sobre esse ato de amor e de solidariedade.
Por Paula Monize
Com informações do Portal Cidade Verde