A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), parceira implementadora do Selo UNICEF, convidou o município de Picos, no Piauí, para participar de um evento em Teresina, na segunda-feira, 11 de novembro.
A iniciativa teve como objetivo disseminar e reconhecer atividades realizadas por adolescentes de diversos municípios que se destacaram em ações de impacto social, como enfrentamento das mudanças climáticas e combate à violência.
O encontro aconteceu das 8h às 16h, com a presença de duas jovens representantes do NUCA de Picos, a Maria Sara, e a Ticianny, acompanhadas pela Inês Costa, articuladora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), e Luana Chagas, mobilizadora da área de saúde. Ambas apresentaram as iniciativas desenvolvidas pelo grupo ao longo dos anos de 2021 a 2024.
A programação foi dividida em duas partes. Pela manhã, ocorreram atividades no Parque da Cidadania, localizado na Avenida Frei Serafim. À tarde, os participantes participaram de oficinas nas salas de aula do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), no Centro Administrativo.
Durante o evento, foram expostos registros dos trabalhos realizados pelo NUCA de Picos, incluindo fotos, banners e cartazes que evidenciaram as ações e o impacto positivo nos temas abordados, e por fim as adolescentes do município de Picos, receberam a certificação do NUCA.
Essa certificação que incluiu apenas 25 municípios piauienses entre os 183 participantes do Selo Unicef 2021-2024, evidencia o avanço e expressiva interação dos jovens nas ações propostas pelo UNICEF.