70% das escolas públicas no Piauí são em tempo integral. De acordo com o Governo do Piauí, o estado será o primeiro do Brasil a ter 100% das escolas de ensino médio no modelo de tempo integral em 2025.
Em menos de dois anos de execução do programa Moderniza Seduc, lançado pela Secretaria da Educação (Seduc), 324 escolas já passaram por reformas em suas infraestruturas, somando um investimento de R$ 159,5 milhões. Sendo que 42 escolas, três sedes de Gerências Regionais de Educação (GRE) e um Centro Especializado já foram inaugurados até agora e 283 estruturas estão com obras em execução. O investimento total é de R$ 1,5 bilhão.
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente. Atualmente, o estado tem 351 escolas em tempo integral.
De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o programa vai alcançar todas as 640 escolas da rede estadual com o propósito de atender às necessidades pedagógicas e extracurriculares, ampliando o tempo de aprendizado e proporcionando atividades como aulas de robótica, educação financeira, inteligência artificial no currículo, além da oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Foto: divulgação Seduc-PI
“Estamos universalizando o ensino em tempo integral e reformando todas as escolas estaduais em ritmo acelerado. Somos o 1º lugar do Nordeste e o 4º do Brasil no Ideb, com alunos e professores que se destacam. São mais de 300 escolas reformadas e 351 de tempo integral, com laboratórios, bibliotecas, quadras e até ensino de inteligência artificial. A Seduc segue acelerando e inovando, para garantir o melhor para as nossas comunidades escolares”, comenta o gestor.
As reformas contemplam salas de aula climatizadas, laboratórios de informática e ciências, quadras poliesportivas cobertas, bibliotecas modernas e acessíveis, além de espaços de convivência e refeitórios.
Fonte: Cidadeverde