Durante solenidade de formatura realizada no 3° Batalhão de Engenharia de Contrução de Picos, na manhã desta sexta-feira (31), o Tenente-Coronel Aécio, comandante do Exército Brasileiro em Picos, anunciou a realização de um documentário para descrever a "Operação Guaribas", que uniu forças militares e civis no cuidado com Picos e seus moradores, após as chuvas do dia 29 de dezembro, onde houve desmoronamentos nas encostas de morros e, principalmente, após alagamentos do dia 14 de janeiro.
O documentário servirá como registro histórico do momento de desastre natural ocorrido no município e abordará o trabalho em equipe no resgate das pessoas atingidas, pelas forças militares e do município.
O secretário de Obras, Marlon Bezerra explicou do que se trata o documentário.
"Desde o início do ano que temos voltado nossos esforços para trabalhar a limpeza de boeiros e abertura de valas, além do cuidado constante com as encostas de morros por conta das chuvas. O 3
comandante do 3° BEC prontamente viu a necessidade de uma ação integrada e formou a Operação Guaribas, que ia tratar disso, disponibilizando maquinário e homens para esse serviço em conjunto. Nos dias 14 e 15 fomos surpreendidos com mais chuvas e alagamentos que desabrigaram vários picoenses. O trabalho se intensificou ainda mais, agora com o resgate de pessoas, e é sobre isso que tratará o documentário", explicou.
O Secretário de Assistência Social, Luzifrank Júnior, destacou que o exército esteve como parceiro do município não apenas nos dias de enxurrada, mas segue prestando auxílio nas demandas ligadas à população picoense no que tange ações de assistência social.
"O 3° BEC, desde o primeiro momento em que tiveram conhecimento da situação das famílias, se dispôs a entrar no trabalho conosco, que representamos a prefeitura, desenvolvendo aços durante a enxurrada e no pós, com recebimento de doações e também entrega desses alimentos. Somos muito gratos por esse apoio. O Exército realmente é a 'Mão Amiga' do brasileiro", falou.