A Secretaria Municipal de Educação de Picos anuncia que, a partir deste ano, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA - ofertará vagas no período diurno.
Antes, a demanda era atendida prioritariamente no noturno.
A oferta de horário se viu necessária após identificar a presença de muitos alunos com distorção idade-série, ou seja, atraso escolar, o que fez com que muitos deles estejam em séries inferiores ao que corresponde a idade, por exemplo, alunos de 15 anos, que deveriam estar ingressando o Ensino Médio, ainda estarem matriculados em séries finais (6º ao 9º ano).
Outra novidade são os pontos de ensino que aumentaram em 157,14%. Até 2024, o município dispunha de sete pontos de ensino. A partir de 2025 serão 18 escolas, abrangendo as zonas urbana e rural.
Confira a lista dos locais:
1. Tia Dorinha
2. Morada do Sol
3. Boa Sorte
4. Catavento
5. Malhada Grande dos Almondes
6. Umari
7. Estrivaria
8. Morro da Macambira
9. Aerolândia
10. Boa Vista
11. Cohab
12. Pantanal
13. Mirolândia
14. Cipaúba
15. Samambaia
16. Valparaíso
17. Torrões
18. Chapada do Mocambo
“Nós atendemos dentro do município cinco etapas da EJA, que corresponde da alfabetização (1º ano) às séries finais do Ensino Fundamental (até o 9º ano). Esse é o nosso perfil. Essa proposta do ensino diurno vem como uma medida para perpetuar o estudante como o protagonista dentro da sala de aula, possibilitando um viés de estudo naquele horário que ele já tem costume, e não o realocando a um novo modelo de ensino-aprendizagem, com horário diferente, que seria o noturno. Uniremos todos esses alunos com distorção idade-série e aplicaremos a modalidade EJA para que possam acompanhar a série correta de cada um. Além dessa novidade, aumentamos em mais de 150% as escolas que receberão esses alunos, para que ninguém fique sem estudar por não morar perto de uma escola”, explicou a coordenadora da EJA, Clarice Lima.
As matrículas, que iniciaram no dia 08 de janeiro, foram estendidas até o dia 10 de março. O aluno precisa ter em mãos:
- Requerimento de matricula;
- Certidão de nascimento com cópia;
- Cópia do comprovante de residência;
- 1 foto 3x4;
- Número do CPF;
- Número do NIS do aluno;
- Cópia do cartão do SUS;
- Documento original que comprove escolaridade anterior (histórico, boletim, declaração provisória).