Nesta quinta-feira (20) de fevereiro, os profissionais de saúde do município de Aroeiras do Itaim participaram de uma capacitação sobre o programa Piauí Saúde Digital, do governo do estado.
Com a implantação de telemedicina, o Piauí Saúde Digital conecta pacientes oferecendo atendimentos em diversas especialidades, como ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição. Além disso, a realização de eletrocardiograma com a imediata emissão do laudo.
O acesso ao clínico geral pode acontecer nas unidades básicas de saúde e também pode acontecer via aplicativo de celular, ou seja, as pessoas podem conseguir a consulta a qualquer hora e de qualquer lugar, a partir do seu smartphone.
Em Aroeiras do Itaim, a capacitação a ocorreu na Unidade Básica de Saúde José Miguel de Moura, localizada na Chapada dos Mirôs, zona rural do município. No encontro, os profissionais receberam instruções dadas pelo consultor Rafael Marques.
O coordenador da Secretaria de Saúde e psicólogo Wellington Macedo, falou sobre a importância da capacitação para os profissionais de saúde.
“Nós estamos treinando a nossa equipe para esse programa, que é um programa novo, a telemedicina. A gente vai ter acesso a consultas médicas do clínico geral 24 horas por dia, 7 dias por semana. E também teremos acesso a 14 especialidades que nós vamos divulgar amplamente na comunidade de Aroeiras do Itaim. Essas consultas com especialistas são agendadas, então a gente vai estar explicando tudo para as pessoas. E assim, a ideia da gestão Marciano Marcedo e Zeno Neves é de ampliar as ações de saúde, mas sem perder de vista o presencial também a um investimento maciço”, disse.
“Na formação de equipes, médicas, enfermeiras, emulti, enfim, é uma mais que a gente vai estar trazendo, que a gente vai estar investindo em prol da sociedade de Aroeiras do Itaim. Os profissionais já estão sendo treinados e acredito que nos próximos dias a gente já está colocando isso em prática, vamos divulgar, vamos difundir, porque a gente sabe que ainda existe um certo preconceito em relação às consultas feitas de maneira remota, mas a gente quer mostrar os benefícios disso, e como eu disse, a gente não vai perder de forma alguma a ideia de trazermos também o atendimento presencial”, explicou Wellington.
Presente no encontro, o prefeito Marciano Macedo disse que a capacitação retrata um grande avanço para saúde.
“Este é um momento muito importante para a saúde do nosso município, porque em breve a população irá receber o benefício de consultas nas mais diversas especialidades. Agradeço a cada um que está aqui presente e vamos continuar trabalhando pelo nosso município”, frisou o gestor.
O vice-prefeito Zênio Neves é o secretário de Saúde Zenin também estiveram presentes no evento, oportunidade em que reforçaram a importância da ação.
Fonte: Cidadesnanet