A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga com 4.780 maços de cigarros estrangeiros contrabandeados na noite desta segunda-feira (7), durante uma fiscalização de rotina na BR-135, no município de Bom Jesus, no Sul do Piauí. Um casal foi preso em flagrante.
Segundo a PRF, os agentes abordaram o veículo e, ao vistoriar o compartimento de carga, encontraram diversas caixas contendo os cigarros de origem estrangeira.
Os ocupantes do carro, um homem de 61 anos e uma mulher de 40 anos, informaram que transportavam cigarros de origem paraguaia, que eram os proprietários da mercadoria e admitiram ter ciência da ilegalidade dos produtos. Eles alegaram que realizavam o transporte por necessidade financeira.
Diante dos fatos, o casal foi preso em flagrante pelo crime de contrabando, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão.
Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus (PI), junto com os cigarros apreendidos.
Embora o veículo utilizado no transporte não tenha sido apreendido pelo crime de contrabando, ele foi recolhido ao pátio credenciado da PRF por estar com o licenciamento em atraso.
A PRF reforça que o contrabando de cigarros prejudica a saúde pública, afeta a economia nacional e, muitas vezes, está ligado a outros crimes, como o tráfico de drogas e de armas.
A corporação orienta que qualquer cidadão pode denunciar o contrabando de produtos ilegais por meio do telefone 191. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido.
Por Rebeca Lima
Com informações do Cidade Verde