Matéria / Cidades

Secretaria de Assistência Social divulga programação com ações educativas de enfrentamento contra abuso e à exploração sexual de crianças

05/05/2025 | Redação
/ (Fotos: Leandro Cruz)

 

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, lançou oficialmente nesta segunda-feira (05) a programação da Campanha Maio Laranja 2025.

 

A coletiva de imprensa foi conduzida pelo secretário Luzifrank Júnior, com a participação da coordenadora do CREAS, Daniela Leal, da secretária de Educação, Mary Dantas, e do conselheiro tutelar Genilson Oliveira.

 

Durante a coletiva, o secretário Luzifrank Júnior destacou que o objetivo da campanha é promover ações efetivas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, indo além das mobilizações simbólicas.

“Não adianta apenas ocupar as redes sociais ou fazer falas públicas. É preciso que as ações sejam concretas, que se denunciem os casos e que os responsáveis sejam punidos. Só poderemos comemorar quando os números de abuso e exploração sexual diminuírem de verdade”, afirmou.

 

Segundo o secretário, a campanha foi pensada de forma intersetorial desde o início de abril, com reuniões e planejamento envolvendo diversos órgãos da rede de proteção.

“Essa é uma campanha nacional, mas a responsabilidade da sua execução no município é nossa, da Prefeitura de Picos”, esclarece.

Assista abaixo o vídeo: 

 

De acordo com a Secretária de Educação, Mary Dantas, "a campanha é de grande importância para conscientizar a sociedade sobre a prevenção, identificação e denúncia do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa busca sensibilizar toda a comunidade para a necessidade de criar um ambiente mais seguro e protegido para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens".

 

Segundo Mary Dantas, ações como essa são essenciais para garantir a proteção integral das crianças e adolescentes, promovendo uma cultura de respeito, cuidado e vigilância contra qualquer forma de violência.

"A campanha também reforça a responsabilidade de todos: famílias, escolas, instituições e órgãos públicos, em atuar de forma preventiva e proativa, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura para as futuras gerações. A Secretaria de Educação reforça o compromisso de continuar promovendo ações educativas e de conscientização ao longo do mês de maio, fortalecendo a rede de proteção às crianças e adolescentes".

Assista abaixo o vídeo: 

 

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Daniela Leal, também reforçou o compromisso da rede em fortalecer o enfrentamento à violência sexual.

“As atividades foram pensadas para atingir diferentes públicos, desde os profissionais da rede até as famílias e crianças atendidas pelos programas sociais. Queremos sensibilizar, formar e também dar visibilidade aos caminhos de denúncia e atendimento”, explicou.

 

A campanha contará com ações ao longo de todo o mês de maio, incluindo blitz educativa, caminhada, capacitações, fóruns, rodas de conversa e atividades nos CRAS e no Programa Criança Feliz.

Assista abaixo o vídeo: 

 

Uma das ações de destaque será a caminhada no dia 16 de maio, com concentração em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus e destino à Praça Josino Ferreira, reunindo escolas, instituições e a sociedade civil.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

01/05 – Lançamento da campanha (vídeo nas redes sociais)
 

05/05, 10h – Coletiva de imprensa (Sala de Reuniões da Prefeitura)
 

08/05, 7h – Blitz Educativa (Praça Josino Ferreira)
 

09/05, 9h – Capacitação dos Conselheiros Tutelares (Sede do Conselho Tutelar)
 

13/05 – Diálogo com Profissionais da Rede (Teatro)
 

16/05, 7h – Caminhada (da Igreja do Sagrado Coração até a Praça Josino Ferreira)
 

17/05, 10h – Formação para Profissionais da Educação Inclusiva (UFPI)
 

20/05, 8h – Troca de Experiências sobre os Desafios da Rede (Sede da OAB)
 

21/05, 9h – Atividade com SCFV (CRAS Parque de Exposição)
 

22/05, 9h – Atividade no CRAS (Parque de Exposição)
 

24/05, 8h – Fórum Intersetorial do Globo (Auditório da OAB de Picos)
 

Durante o mês – Atividades no Programa Criança Feliz (nos domicílios)

Facebook