Estudantes da Escola Cívico-Militar foram selecionados para participarem de um programa do Ministério da Educação, realizado, em Picos, pelo Instituto Federal do Piauí.
Os 26 alunos foram sorteados eletronicamente após realização da inscrição no projeto.
O “Partiu IF” é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa combater as desigualdades étnico-raciais na educação, oferecendo aulas e atividades para recuperar a aprendizagem de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, que cursaram integralmente a educação na rede pública de ensino.
O público-alvo prioritário são negros, quilombolas, indígenas, alunos que possuem deficiência ou renda familiar per capita de até um salário mínimo.
O objetivo do programa é realizar a recuperação de aprendizagem dos estudantes da rede pública, com perspectivas de ingressarem no IFPI ao final do ensino fundamental.
Serão 320h divididas nas aulas de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e orientação e apoio pedagógico (80h cada).
A aulas acontecerão às terças e quintas, das 13h40 às 18h00. A previsão para início do programa é no dia 15 de maio, com previsão de encerramento em 13 de dezembro.
As aulas da formação básica serão ministradas presencialmente. A formação complementar será realizada por meio de oficinas de redação ou de resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento e monitoramento acadêmico, ou outras atividades pertinentes ao contexto específico.
O IFPI ofertará todo o material e estrutura para recepcionar e ministrar o curso para os estudantes.