Matéria / Cidades

Procon de Picos orienta aposentados e pensionistas sobre descontos irregulares no benefício do INSS

15/05/2025 | Redação
Mais 500 reclamações já foram protocoladas alertando sobre descontos irregulares relacionados ao INSS /

 

O Procon de Picos está orientando beneficiários do INSS sobre desvios irregulares em seus benefícios.

No município de Picos, os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos no benefício estão sendo orientados a fazerem procedimento administrativo junto ao órgão.

Segundo dados do órgão, em Picos, mais 500 reclamações já foram protocoladas alertando sobre descontos irregulares relacionados ao INSS, desde o início deste ano de 2025.

“Hoje, de dez atendimentos diários, realizados no Procon, oito são de descontos do INSS. O que chama a tenção, é que, desde janeiro deste ano, fizemos uma revisão dos processos, que eram em torno de setenta. Mas de janeiro para cá, aumentou a demanda de duzentas reclamações mensais. E na somatória de janeiro até agora, já são quinhentas reclamações só de descontos do INSS”, lembra a gestora.

No início desta semana, o INSS notificou cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas os quais sofreram descontos em seus benefícios nos últimos anos, sendo prejudicados pela fraude dos descontos irregulares no referido órgão. No caso de Picos, a orientação, segundo Jayla Bispo, as vítimas devem se dirigir à sede do órgão para formalizar reclamações.

“A orientação que a gente pode dar a você, pensionista, aposentado, que desconfia de descontos de trinta, quarenta, cinquenta reais, pode vir com a senha do INSS, ou pode ir no INSS pegar o extrato, e depois pode vir aqui no Procon, que garantimos o atendimento e o procedimento. Oitenta por cento dos casos é restituído em dobro”, conclui.

O Procon de Picos está localizado Centro Administrativo, na Rua Moacir Luz, no Bairro Canto da Várzea, número 62, em frente ao Colégio Santa Rita. O horário de atendimento ao público é das 8h às 13h, de segunda à sexta-feira.

Facebook