Matéria / Cidades

Prefeitura de Picos promoverá caminhada do Maio Laranja nesta sexta-feira às 7 horas

15/05/2025 | Redação
/ (Foto: Danilo Elieser / Cidades Na Net)

 

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, promoverá nesta sexta-feira, 16 de maio, mais uma edição da tradicional caminhada do Maio Laranja, campanha nacional de mobilização pelo enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A concentração terá início às 7h, em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus. De lá, os participantes seguirão em caminhada pela Avenida Getúlio Vargas até a Praça Josino Ferreira, no centro da cidade.

A ação contará com a participação de diversas entidades públicas e civis que integram a rede de proteção à infância e adolescência em Picos.

Entre os órgãos confirmados estão as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, o Conselho Tutelar, a Igreja Católica, o CRAS, o CREAS, além de profissionais da saúde, estudantes e representantes da sociedade civil. O ato será marcado por cartazes, camisetas e mensagens que reforçam a importância da denúncia e do combate a qualquer forma de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A caminhada integra a programação da campanha Maio Laranja 2025, oficialmente lançada no início do mês, e que já realizou ações como blitz educativa, capacitações e rodas de conversa. A escolha do dia 16 para a realização da caminhada ocorreu em virtude do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. Como neste ano a data cairá em um domingo, a mobilização foi antecipada.

Durante todo o mês, outras atividades serão desenvolvidas no município, como formações para profissionais da educação inclusiva, encontros com famílias atendidas pelos programas sociais e um fórum intersetorial com representantes da rede de proteção.

A caminhada é considerada uma das ações mais simbólicas da campanha, por reunir diferentes setores da sociedade em torno de um tema sensível e de extrema relevância. O objetivo é ampliar a conscientização da população e reforçar o compromisso coletivo com a proteção integral de crianças e adolescentes.

Casos de abuso e exploração sexual podem ser denunciados, de forma anônima e gratuita, pelo Disque 100 ou diretamente ao Conselho Tutelar de Picos.

Com informações do Cidades Na Net

Facebook